«« Voltar
Da ideia à execução: Formação de um banco de dados com histórias reais de empreendedorismo que sibsidiem a elaboração de casos de ensino
Protocolo do SIGProj:   260228.1359.213928.23022017
De:02/05/2017  à  28/02/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Keila Cristina da Rosa
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  As instituições de ensino, de forma geral, vem sendo estimuladas a refletir sobre mudanças no processo de educação, a reconhecer seu papel social rompendo com estruturas cristalizadas e modelos de ensino tradicional. Da mesma forma, os professores também são instigados a utilizar métodos mais inovadores, que admitam uma prática pedagógica compatível com esta necessidade, que permita ultrapassar os limites de um ensino puramente técnico possibilitando uma formação mais completa do aluno, enquanto profissional e cidadão. A utilização de metodologias ativas de ensino tem se mostrado uma boa estratégia para isso, uma vez que colocam o aluno em posição ativa, tornando-o responsável pelo seu aprendizado, além de contribuir para diminuir a distância, geralmente comum, entre conceitos teóricos discutidos em sala de aula e a atuação direta no ambiente profissional. Dentre as metodologias ativas disponíveis encontram-se os casos de ensino que consistem em relatos de situações da vida organizacional, construídos com propósitos educacionais específicos que já vêm sendo utilizados na formação gerencial a cerca de cem anos em universidades norte-americanas. A utilização desta metodologia ativa aplica-se muito bem no ensino da administração porque contribui para o desenvolvimento de competências conceituais, técnicas e comportamentais destes discentes em formação, e para a diminuição da lacuna existente entre teoria e prática. Neste sentido, este projeto de ensino visa constituir uma base de dados de casos reais de empreendedorismo (a partir da realização de de uma pesquisa empírica) que possam dar origem a casos de ensino a serem utilizados para o ensino em administração.
Palavras-chave
  
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar