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O ENSINO SUPERIOR PARA POVOS INDÍGENAS NA UEMS: ACESSO, EVASÃO, PERMANÊNCIA E SUCESSO ACADÊMICO PÓS ADESÃO AO SISU
Protocolo do SIGProj:   260032.1136.1905.20022017
De:01/02/2016  à  01/02/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Beatriz dos Santos Landa
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Pedagogia - Coordenação do Curso de Pedagogia
Resumo da Ação de Extensão
  A UEMS apresenta no seu quadro discente no ano de 2016, 278 indígenas matriculados, mas a trajetória acadêmica daqueles que ingressaram pós adesão ao SISU são desconhecidos. Assim, busca-se compreender o processo como um todo, desde o acesso, as causas/motivações para as repetências, abandonos/evasões, mas trazendo um elemento pouco explorado que é o sucesso representado pela conclusão do curso, cujo universo é de 120 jovens graduados/as pela instituição. Também serão trazidos elementos que indiquem a atuação destes após a graduação. Assim, o projeto justifica-se por trazer elementos novos, pois o próprio sistema seletivo unificado do MEC também é recente e pouco estudado a nível nacional, e menos ainda estadual.
Palavras-chave
   Indígenas no Ensino Superior, Ações Afirmativas, Equidade no Ensino Superior
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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