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Educação Patrimonial em Oriximiná-PA: Processos coletivos de ensino e aprendizagem
Protocolo do SIGProj:   259943.1395.48442.08032017
De:26/04/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Johnny Menezes Alvarez
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  IPSi - Instituto de Psicologia
Unidade de Origem
  GSI - Departamento de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Essa ação se desdobra do Programa Educação Patrimonial em Oriximiná/PA (contemplado com PROEXT entre os anos de 2008 e 2016), desenvolvido no âmbito do IHS/UFF e IPSi/UFF. Integrado por docentes e alunos da UFF de diferentes cursos. Caracteriza-se por ações articuladas e processuais que se efetivam na interface entre a educação, a Cultura local e a Etnografia em Oriximiná/PA. O programa promove a interação entre saberes locais e acadêmicos e tem viabilizado uma perspectiva formadora tanto dos educandos quanto dos educadores, numa atenção circular da formação. A principal linha de ação se dá através de uma pesquisa-intervenção de construção coletiva da metodologia que vem sendo denominada “Etnoeducação”. De caráter transdisciplinar, agrega contribuições de diversos saberes num atravessamento com áreas acadêmicas (Antropologia, Psicologia, Educação) e os saberes locais que habitam o cotidiano dos atores de Oriximiná-PA. Interessados em acompanhar este processo rico de aprendizagem coletiva e heterogênea propomos no presente projeto continuar nossa busca por uma reflexão sobre nossas práticas que se dão no trabalho de campo em Oriximiná e em nossos encontros de equipe. Assim, propomos o acompanhamento sistemático dos processos coletivos de ensino aprendizado que vem ocorrendo. Daremos com isso suporte teórico e pratico para a principal atividade de extensão do Programa 'Educação Patrimonial' em 2017: a consolidação da Pós graduação lato sensu em Etnoeducação com os professores e gestores da Educação e Cultura de Oriximiná-PA. Este projeto de extensão está vinculado a um dos eixos de sustentação da especilaização: o eixo “metodologias de pesquisa e intervenção”.
Palavras-chave
   Etnoeducação, Processos Coletivos, Ensino e aprendizagem, Saberes locais
Público-Alvo
  Público interno - Grupo de estudos: Professores e graduandos da UFF, especialmente de Produção Cultural, Psicologia, Direito, Antropologia, Educação, História e áreas afins. Público externo: - Curso de especialização em Etnoeducação: 26 Professores da Rede pública de Educação do Município de Oriximiná-PA, 07 gestores de Educação escolhidos pelo conselho municipal de Educação e 07 gestores de Cultura escolhidos pela conselho municipal de Cultura. Trabalho de campo: De acordo com as demandas que surjam no curso de especialização faremos imersões de campo nas comunidades e escolas correspondentes. Atendimento Indireto: Alunos, pais e demais comunitários das escolas participantes do Programa de Educação Patrimonial em Oriximiná-PA.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   johnnyalvarez@id.uff.br
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