«« Voltar
CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS PARA MERENDEIRAS DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE BENTO GONÇALVES/ RS
Protocolo do SIGProj:   259558.1344.152179.01032017
De:01/04/2017  à  10/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Josiane Pasini
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Elaborar alimentos livres de qualquer tipo de contaminação é requisito mínimo quando se trata em alimentação. Merendeiras e serventes de alimentação em escolas elaboram diariamente alimentos para centenas de alunos, tornando-os propensos a doenças transmitidas por alimentos, caso os mesmos estejam contaminados. Diante disso, esse projeto de extensão tem como objetivo capacitar as merendeiras de escolas municipais da cidade de Bento Gonçalves e os Membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar em relação às Boas Práticas de manipulação de alimentos. Com o auxílio da equipe de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves, as merendeiras e serventes de alimentação das escolas municipais serão distribuídas em grupos para a capacitação, que acontecerá uma vez ao mês e será desenvolvida em 4 encontros, de 4 horas para cada grupo formado, totalizando 16 horas, conforme conteúdo previsto na Portaria n° 78/2009. Ao final, cada participante deverá preencher um formulário de avaliação da capacitação. Também será avaliado o perfil dos manipuladores de alimentos dos estabelecimentos escolares através de um questionário específico, elaborado para esse fim. Através desse projeto espera-se traçar o perfil dos manipuladores de alimentos das escolas e propor novas ações de extensão. Espera-se ainda que os manipuladores estejam mais conscientes, qualificados, motivados e comprometidos com a produção de alimentos seguros. Em relação ao envolvimento dos alunos bolsistas, espera-se que os conhecimentos adquiridos possam ser divididos com todos os colegas, auxiliando no processo de aprendizagem e motivando-os a fazerem o melhor em prol do curso e da Instituição.
Palavras-chave
   Qualidade, segurança, contaminação, treinamento, educação
Público-Alvo
  O público-alvo a que esse projeto se destina trata de manipuladores de alimentos (merendeiras e serventes de alimentação) das escolas da rede pública municipal da cidade de Bento Gonçalves/ RS. As merendeiras contempladas com a capacitação atuam junto às escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Bento Gonçalves/ RS. Também participarão da capacitação os membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar do referido município. De acordo com levantamento realizado em conjunto com a Secretaria de Educação do Município de Bento Gonçalves/ RS serão contempladas com a capacitação cerca de 200 merendeiras e 25 membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, totalizando cerca de 225 pessoas beneficiadas. O público-alvo a que se destina esse projeto é compatível com a área temática de Saúde e com a linha de extensão de Segurança Alimentar e Nutricional desse projeto, uma vez que as merendeiras das escolas são responsáveis diretas pela qualidade nutricional e pela segurança dos alimentos elaborados e oferecidos aos milhares de estudantes das escolas municipais de Bento Gonçalves/ RS. Os membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar - que reúne a sociedade civil, nutricionistas e membros da Secretaria de Educação - realizam reuniões mensais para tratar da qualidade nutricional dos alimentos oferecidos nas escolas e também realizam visitas nas escolas para verificar a qualidade higiênico-sanitária no qual os alimentos são produzidos pelas merendeiras. Dessa forma, é imprescindível a participação dos membros desse Conselho na capacitação.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   josiane.pasini@bento.ifrs.edu.br
«« Voltar