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Investigando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para suporte a alunos com dificuldade de aprendizagem em disciplinas de programação
Protocolo do SIGProj:   259455.1359.124729.28022017
De:02/05/2017  à  28/02/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Vinicius Hartmann Ferreira
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Feliz - Câmpus Feliz - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Programar computadores é uma competência necessária para os cursos da área de informática e útil para diferentes áreas. Porém, aprender a programar não é considerada uma tarefa fácil. Por exigir pensamento abstrato e raciocínio lógico bem desenvolvidos, envolver conhecimentos prévios em matemática e compreensão das estruturas básicas de uma linguagem de programação, muitos estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem nestas disciplinas. O número de alunos aprovados em disciplinas de programação, tanto em níveis iniciais quanto em níveis avançados, tende a ser baixo quando comparado a outras disciplinas do currículo de cursos técnicos ou superiores. Dado este cenário, muitos trabalhos vem sendo desenvolvidos com o intuito de dar suporte a estes alunos com dificuldades de aprendizagem através de ferramentas computacionais e diferentes metodologias pedagógicas. Embora existam iniciativas que apresentem resultados positivos, há ainda dificuldades dos alunos que não são abordadas e técnicas e metodologias que podem ser exploradas com o intuito de dar suporte aos alunos. Com base nisto, este projeto se propõe a investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em conjunto com diferentes práticas pedagógicas, podem dar suporte aos alunos com dificuldades de aprendizagem em disciplinas de programação. Para isto serão pesquisados trabalhos existentes e serão adaptadas, aplicadas e avaliadas ferramentas computacionais com foco em alunos com esta dificuldade de aprendizagem.
Palavras-chave
   Dificuldades de aprendizagem, Programação, Tecnologias da Informação e Comunicação
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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