«« Voltar
Curso Prático de Sensoriamento Remoto aplicado à estimativa de índices de vegetação na viticultura com sensor orbital e imagem aérea
Protocolo do SIGProj:   259333.1344.68101.14022017
De:03/03/2017  à  10/03/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Miguel da Guia Albuquerque
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Rio Grande - Câmpus Rio Grande - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta do curso é capacitar alunos envolvidos em projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico na área de viticultura irrigada, visando melhorar a compreensão, monitoramento e análise dos dados coletados em área experimental. Nesse sentido será ofertado um curso presencial, a ser realizado no IFRS - Campus Rio Grande, para um período de três dias. Adicionalmente será feito um acompanhamento a distância, onde serão executadas outras práticas em ambiente comutacional referentes aos conhecimentos adquiridos no curso. A proposta se propõe a qualificar as equipes envolvidas nos projetos 'Sistema de Informações Base para o Monitoramento Hídrico em Vinhedos Destinados a Vinhos Espumantes de Qualidade Superior' e 'Monitoramento Hídrico Remoto em Vinhedos Irrigados e suas Relações na Qualidade de Espumante de Microterroirs da Serra Gaúcha com a utilização de câmeras infravermelhas termais acopladas a veículo aéreo não tripulado', projetos fomentados com recurso do CNPq e vinculados ao Grupo de Pesquisa 'Irrigação e Biometeorologia' do CNPq/ Campus Bento Gonçalves do IFRS, liderado pelo coordenador desta proposta, Prof. Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, e do grupo de pesquisa: Geotecnologias e Meio Ambiente, liderado pelo Prof. Miguel da Guia Albuquerque, do Campus Rio Grande do IFRS. Como possíveis resultados da ação, ao final do curso se espera complementar a formação profissional de docentes e discentes da Rede Federal, bem como profissionais de outros segmentos com as novas competências e habilidades demandadas pelo mundo do trabalho.
Palavras-chave
   Irrigação de Precisão, Evapotranspiração, Imagens obtidas por drones e satélites
Público-Alvo
  Estudantes e Docentes da área de Viticultura e Geoprocessamento vinculados à Pesquisa, profissionais da EMBRAPA e da Secretária de Agricultura do estado do RS.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   miguel.albuquerque@riogrande.ifrs.edu.br
«« Voltar