«« Voltar
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA A PARTIR DO BALANÇO SOCIAL: UM ESTUDO APLICADO AO BANCO DO BRASIL, COMPANHIA CLASSIFICADA EM 75ª DENTRE AS 100 MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO EM 2016.
Protocolo do SIGProj:   258571.1400.46596.01062017
De:01/03/2017  à  30/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Creunice de Lourdes Fáis
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  PROPESQ - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
Unidade de Origem
  M. C. Amb. - Mestrado em Ciências do Ambiente
Resumo da Ação de Extensão
  O presente estudo tem como objetivo propor uma metodologia para a avaliação da responsabilidade corporativa a partir dos indicadores do balanço social Ibase. Formuladas as equações para o cálculo de índices de responsabilidade corporativa e das variações ocorridas em exercícios consecutivos, a metodologia foi aplicada ao Balanço Social do Banco do Brasil S/A., do exercício de 2015. O Banco é uma das duas empresas brasileiras classificadas pelo The Global 100 dentre as cem companhias mais sustentáveis do mundo em 2016, alcançando a 75ª colocação no ranking. Os resultados demonstram variação positiva em todos os índices de responsabilidade, sendo a maior variação ocorrida nos indicadores de responsabilidade social externa. No geral, a responsabilidade socioambiental do Banco variou positivamente em 104,38% de 2014 para 2015, o que demonstra compromisso crescente com a melhoria da qualidade de vida das comunidades e dos colaboradores internos, e com a sustentabilidade ambiental.
Palavras-chave
   Balanço social, indicadores, responsabilidade socioambiental, índices.
Público-Alvo
  O público alvo inclui professores e acadêmicos de cursos da área de Ciências Sociais aplicadas, empresas em geral e profissionais da área contábil.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Revistas especializadas em contabilidade, gestão das organizações e sustentabilidade corporativa.
«« Voltar