«« Voltar
POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PROCESSO ALFABETIZADOR DA CRIANÇA EM FOCO
Protocolo do SIGProj:   258202.1136.1995.13022017
De:07/06/2016  à  06/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Vilma Miranda de Brito
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  PROPP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Unidade de Origem
  DP - Divisão de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto de Pesquisa “Política, gestão e avaliação da educação básica: o processo alfabetizador da criança em foco” tem como objetivo analisar políticas e práticas de gestão e de avaliação presentes no processo de organização e desenvolvimento da educação básica e dentre as suas etapas denominadas educação infantil, ensino fundamental e médio, visa imprimir prioridade aos três primeiros anos do ensino fundamental, indicados hoje pela política educacional brasileira como o período destinado à alfabetização da criança. Entende-se que a alfabetização diz respeito a toda a Educação Básica. Assim, conduzido pelos estudos e pesquisas de temas como a gestão escolar, a avaliação, a política educacional, pretende-se focar para as ações da escola pública de Educação Básica no que diz respeito a analisar práticas de gestão do sistema educacional municipal (escolas, Secretaria Municipal de Educação - SEMED, Conselho Municipal de Educação - COMED) e também as decorrentes principalmente de encaminhamentos oriundos do Ministério da Educação (MEC) e outros organismos nacionais e internacionais afins. Pretende-se ampliar e disponibilizar conhecimentos necessários à formação do profissional da educação e também contribuir com os gestores educacionais do Município e com a comunidade acadêmica sul-mato-grossense e brasileira no estudo de temas necessários e propícios para a configuração qualitativa da política educacional, enfatizando a gestão educacional e escolar.
Palavras-chave
   Política Educacional, Gestão do Processo Alfabetizador, Qualidade.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar