«« Voltar
O ensino de paleontologia como instrumento na compreensão do mundo atual e de integração entre diversas áreas da ciência.
Protocolo do SIGProj:   258191.1339.225844.10022017
De:01/04/2017  à  01/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Márcio Pereira
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  SRQ - São Roque
Resumo da Ação de Extensão
  O conhecimento paleontológico tem sido muito restrito a museus e universidades. Entretanto essa ciência viabiliza uma compreensão integrada dos eventos e fenômenos que possibilitaram as transformações ambientais e da biota durante a história geológica do nosso planeta. Neste sentido, a Paleontologia é recomendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como tema em Ciências para o ensino básico brasileiro, sendo frequente em muitos livros didáticos no país. Entretanto muitas escolas têm uma visão limitada a respeito da Paleontologia, dissociando os seres e eventos do passado dos grupos atuais. Dessa forma a Paleontologia pode e deve ser utilizada na compreensão de processos naturais complexos além de ser ferramenta importante para que o homem adquira compreensão do mundo e seus fenômenos naturais e assim se reconheça como parte deste contexto. Este projeto será desenvolvido de abril a dezembro de 2017, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus São Roque com alunos das escolas da rede municipal e estadual de ensino de São Roque (SP) e região. No IFSP serão realizadas atividades didáticas com alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio visando aprendizado de alguns tópicos de paleontologia que permitam uma compreensão mais ampla e multidisciplinar de questões geológicas, biológicas e ambientais além de colocar os discentes bolsistas em contato com o ambiente escolar e permitir que eles desenvolvam materiais didáticos para o desenvolvimento do projeto.
Palavras-chave
   Educação, paleontologia, cidadania, sustentabilidade.
Público-Alvo
  - Estudantes do ensino fundamental e do ensino médio das escolas da cidade de São Roque e municípios circunvizinhos (Ibiúna, Mairinque, Araçariguama e Vargem Grande Paulista). - Os professores de ciências e biologia das escolas da região. - Alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas e tecnologia em gestão ambiental do Campus São Roque, interessados em serem bolsistas ou estagiários voluntários para regência de atividades dentro do projeto.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Também será realizado o contato direto com os gestores públicos da educação municipal e estadual nos municípios que serão atendidos.
«« Voltar