«« Voltar
Ensino de física por meio de questões dos exames ENEM e PISA: contribuições para a Educação Científico-Tecnológica via TDIC
Protocolo do SIGProj:   258071.1326.83121.02032017
De:17/04/2017  à  31/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Wagner Duarte Jose
Instituição
  UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Unidade Geral
  VCA - Campus de Vitória da Conquista
Unidade de Origem
  DCE - Departamento de Ciências Exatas
Resumo da Ação de Extensão
  No Brasil, diretrizes educacionais e orientações curriculares vem consolidando avaliações institucionais e de aprendizagem na Educação Básica, entre elas, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Essas avaliações de larga escala constituem potencial referência para o Ensino Médio (EM) e para os cursos de formação inicial e continuada de professores. Sua apropriação crítica pelos estudantes, mediada pelos docentes, pode resultar em ganhos culturais dos conhecimentos essenciais de Ciência e Tecnologia (C&T) como instrumentos de cidadania. Neste curso, propomos o desenvolvimento de Atividades de Estudo Hipermidiáticas no âmbito da resolução aberta de problemas em situações de ensino com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) junto a professores do EM e licenciandos em Física, ancoradas em plataforma teórico metodológica de raiz freiriana e documentos reguladores. O ponto de partida são questões interdisciplinares e contextualizadas dos exames PISA e ENEM, articuladas aos Conceitos Unificadores. Problematizamos práticas pedagógicas e conhecimentos educacionais afins com exemplares de Física e Tópicos Transversais, na perspectiva da educação dialógico-problematizadora com abordagem temática e conceitual unificadora do conhecimento, buscando potencializar mudanças desejáveis na prática educativa.
Palavras-chave
   ENEM, PISA, Conceitos Unificadores, TDIC, Ensino de Física.
Público-Alvo
  Professores de Física do ensino médio e estudantes do curso de licenciatura em física. Duas colaboradoras em trabalhos de pesquisa realizados com o coordenador.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Wagner José e-mail: wagjose@gmail.com
«« Voltar