«« Voltar
Dois Irmãos Digital Zoo
Protocolo do SIGProj:   258031.1409.98567.05022017
De:13/02/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DEINFO - Departamento de Estatística e Informática
Resumo da Ação de Extensão
  O Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) é considerado uma das maiores áreas de Mata Atlântica do estado e proporciona aos visitantes conhecer o seu ecossistema, suas plantas e seus animais nativos, como preguiças, saguis, quatis, capivaras, além de uma enorme variedade de pássaros. O PEDI promove várias atividades inovadores na área de educação ambiental. O PEDI engloba um zoológico onde vivem cerca de 600 animais entre aves, répteis e mamíferos distribuídos em 120 espécies, tanto nativas do Brasil quanto exóticas. Zoológicos alcançam milhões de pessoas em todo o mundo, a maioria delas vivendo em áreas urbanas e tendo pouco ou nenhum contato com a natureza. Essas pessoas vêm para o zoológico por ter interesse em animais. O zoológico, por sua vez, tem o papel de melhorar o entendimento do público acerca dos animais e sua conservação. Jogos digitais educativos, aplicativos móveis, mapas digitais interativos e realidade aumentada podem prover uma maneira divertida e envolvente de atrair e reter visitantes para o PEDI. Além disso, o uso de tecnologias digitais está cada vez mais presente do cotidiano das pessoas. Cada vez mais elas são usadas como uma ferramenta de suporte ao ensino na medida em que se tornam elementos facilitadores na prática de ensino. O objetivo do projeto é criar novas tecnologias de informação e comunicação para promover educação ambiental. Na universidade, o projeto tem como meta a articulação entre o DEINFO e o Departamento de Biologia. O projeto também é uma parceria entre a UFRPE e o PEDI.
Palavras-chave
   Tecnologia de Informação e Comunicação, Mapa Digital Interativo, Aplicativos Móveis, Zoológico, QR Code, Realidade Aumentada, Jogos Digitais Educativos, Educação Ambiental
Público-Alvo
  O público alvo envolve: 1) docentes executores e coordenadores das ações do projeto; 2) discentes da UFRPE colaboradores do projeto; 3) funcionários, técnicos e gestores do Parque Estadual de Dois Irmãos; 4) alunos de escolas públicas e particulares que visitam o Parque; 5) visitantes do Parque Estadual de Dois Irmãos em geral; 6) publico em geral que acessar nosso portal (www.mobileufrpe.com.br/digitalzoo) e que baixem o aplicativo.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar