«« Voltar
Políticas Educacionais e Organização do Trabalho na Escola: a participação democrática em debate. (Cópia) 18-11-2015 (Cópia) 01-02-2017
Protocolo do SIGProj:   257780.1347.242010.13112017
De:10/03/2017  à  11/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Silvério Augusto Moura Soares de Souza
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SSE - Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento
Resumo da Ação de Extensão
  Este trabalho tem um caráter de formação continuada em cujos encontros são feitos preferencialmente nas próprias instituições escolares. Com isso, pretendemos uma aproximação entre escola pública e universidade. A regularidade desses encontros permitirá ações como a organização de vídeo-debates, análise de textos e documentos oficiais, compartilhamento de experiências e vivências de outros espaços educacionais escolares e comunitários; e que visam contemplar tanto os aspectos estruturais e conjunturais da Educação como os do Cotidiano Escolar. Desse modo, entendemos que as rodas de conversas horizontalizadas e a escuta da necessidade dos profissionais que integram o grupo são elementos estruturantes desta formação continuada. Daí a importância da interatividade e do protagonismo dos cursistas. Por outro lado, a temática central, que está nos processos contemporâneos de organização e gestão educacional, hegemonicamente traduzidas em políticas produtivistas e centralizadoras, vai servir de subsídio para a reflexão acerca da importância da gestão democrática nas unidades escolares públicas. Entendemos que na análise ao qual o curso se propõe nessa dinâmica metodológica horizontal, estaremos problematizando as proposições eficientistas de políticas públicas e, certamente, (re)elaborando outros campos de atuação com a participação de todos, conforme prerrogativa da própria gestão democrática.
Palavras-chave
   democracia, políticas públicas, gestão, participação, horizontalidade.
Público-Alvo
  Profissionais da educação básica (professores, gestores escolares, pedagogos, supervisores, orientadores e coordenadores educacionais, técnico-administrativos, merendeiras), representantes do Conselho Escola-Comunidade (CEC) e pais com filhos regularmente matriculados na rede.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Minuta do projeto com finalidade de promover a divulgação entre os profissionais da educação e pais de alunos;
«« Voltar