«« Voltar
IFRS-BG SI VÊ - 2017
Protocolo do SIGProj:   257660.1344.60231.24022017
De:01/05/2017  à  30/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Áureo Vandré Cardoso
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A convergência das mídias tradicionais na internet proporcionou um “novo” meio de veiculação de informações, ideias, questionamentos e valores, os quais são culturalmente criados e transformados. Neste contexto, o presente Projeto busca proporcionar, através da produção 20 de vídeos e da publicação nas redes sociais virtuais, o diálogo entre a comunidade acadêmica do Campus Bento Gonçalves do IFRS e a comunidade externa, compartilhando informações sobre atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Para além de promover a produção e difusão de informações, o Projeto pretende propiciar condições para que os alunos desenvolvam competências relacionadas à comunicação midiática, informacional e interpessoal. Dessa forma, contribuirá também na formação dos estudantes para enfrentar os desafios postos pela sociedade da comunicação e da informação.
Palavras-chave
   Cominicação, informação, vídeo, redes sociais
Público-Alvo
  O Projeto tem como público-alvo a comunidade acadêmica do Campus Bento Gonçalves e a comunidade externa. Em ação semelhante executada no ano anterior foram produzidos 10 vídeos, os quais foram publicados no Facebook. Conforme informações disponibilizadas por essa rede social, eles alcançaram 66.107 pessoas. Dessas, 17.945 assistiram aos vídeos. Ao considerarmos a meta de 20 publicações para 2017, estamos estimando o alcance de 132.000 exibições e 36.000 visualizações dos vídeos, aproximadamente. O alcance refere-se ao número de pessoas que receberão “impressões da publicação da página” Salientamos, também, que dos 6.014 fãs da página do Campus na referida rede social virtual, em 22 de fevereiro de 2017 o número de fãs no Brasil era de 5.826 e os outros 188 estavam distribuídos em 44 países de diversos continentes. Do total, 62% eram identificados como mulheres e 37% como homens. Nessa data, a “Visão Geral” da página apontava que no Brasil os fãs concentravam-se em 45 cidades, destacando-se Bento Gonçalves (1.872), seguida por Caxias do Sul (498), Garibaldi (428), Porto Alegre (382), Farroupilha (171), Carlos Barbosa (156) e Veranópolis (120). É importante, ainda, lembrar que a comunicação por esse meio não é unidirecional. A interatividade é uma das características intrínsecas das “redes sociais virtuais”. Consequentemente, o público não será considerado mero receptor das mensagens. Para além de estimular a participação através de comentários, “curtidas” e compartilhamentos de conteúdos, a equipe buscará o desenvolvimento de pautas também a partir de consultas ao público. Outra orientação do Projeto a destacar é a que consiste em priorizar, sempre que for possível, trabalhar com temáticas que permitam a interação dialógica com a comunidade externa.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar