«« Voltar
Diálogos Im(pertinentes): Trabalhando a alteridade com crianças e adolescentes em escolas do ensino fundamental e médio da Região Sul-Fluminense (Cópia) 30-01-2017
Protocolo do SIGProj:   257622.1395.92755.30012017
De:26/04/2017  à  26/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Priscila Pires Alves
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PUVR - Polo Universitário de Volta Redonda
Unidade de Origem
  VPS - Departamento de Psicologia de Volta Redonda
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto tem como propósito realizar atividades nas escolas de ensino fundamental da região sul fluminense, voltado para uma reflexão sobre a construção de relações dialógicas e o exercício da alteridade. Diante dos fatos que temos assistido na realidade contemporânea, aonde temas como bullying, violência, desrespeito e conflito das relações tem se acentuado, nosso trabalho se justifica na medida em que pretendemos desenvolver ações no espaço escolar, lócus em que professores, pais e alunos possam receber informações e refletir sobre a importância de se combater qualquer comportamento ou prática de desrespeito e violência que levam ao bullying. Os conceitos de inclusão dialógica e de alteridade são provenientes da perspectiva dialógica desenvolvidos por filósofos como Martin Buber e Emmanuel Lévinas que nos apresentam o grande desafio do ser humano - como ser de relação -, que é o de fundar e manter relações éticas.
Palavras-chave
   dialogia - ética relacional - relações humanas
Público-Alvo
  Professores, alunos e pais de escolas do ensino fundamental da região.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   priscilaalvves@vm.uff.br
«« Voltar