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Educação, novas tecnologias e mídias digitais: articulando práxis inovadoras na educação básica
Protocolo do SIGProj:   257518.1597.273036.29012018
De:01/02/2018  à  01/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Walcéa Barreto Alves
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SSE - Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto está integrado às ações de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos Contemporâneos em Educação (NECEERS/UFF). Sua realização está articulada ao projeto de pesquisa: 'Representações sociais, tecnologias digitais e o contemporâneo: investigando a escola'; projeto de ensino: “Projetos de trabalho: articulando saberes docentes em interface com a educação básica' e projeto de Inovação: 'Educação e contemporaneidade: tecnologias digitais e inovação nos processos educativos'. O foco principal consiste em buscar estratégias de compreensão sobre as redes de significação que se configuram no ambiente escolar acerca dos usos e conceitos relacionados às novas tecnologias e mídias digitais no contexto contemporâneo da cibercultura - dentro e fora da escola. Através da perspectiva dialógica e interdisciplinar, pretende-se desenvolver atividades e práxis inovadoras em interlocução com os alunos da educação básica, em colaboração com professores. O eixo norteador se baseia nos princípios da etnografia. Nessa perspectiva, a partir das falas dos alunos e da observação do cotidiano escolar, buscar-se-á desenvolver ações que venham a promover a construção conjunta e compartilhada de ações educativas que vislumbrem novos horizontes para o processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se desenvolver um processo de socialização na construção do planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que fomentem a participação, a criatividade e a produção de conhecimento. A criação de novas estratégias e produtos a partir dos próprios atores do contexto sócio-educacional é a mola propulsora deste projeto, a fim de se potencializar, para além dos muros da escola, a cidadania crítica, participativa e democrática, visando emancipação e autonomia.
Palavras-chave
   Educação, Tecnologias Digitais, Inovação, Escola, Aluno
Público-Alvo
  O público-alvo principal são alunos matriculados no segundo segmento do ensino fundamental da Escola Municipal Heitor Villa- Lobos, em classes de aceleração. Os participantes secundários serão professores, gestores e funcionários da escola, que atuarão enquanto colaboradores para realização do projeto, por estarem inseridos e atuarem no cotidiano da escola e junto aos estudantes. O projeto envolverá em sua realização professores e estudantes do ensino superior - graduação e pós-graduação - mediante atuação no desenvolvimento da proposta. Este envolvimento trará contribuições ao processo formativo e de atuação profissional de todos os envolvidos.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Participação em Seminários, e eventos acadêmico-científicos na área da Educação e afins. Pretende-se, em 2018, realizar o desenvolvimento de um site do NECEERS/UFF, onde se divulguem os materiais produzidos.
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