«« Voltar
REDE COLABORATIVA PARA O ESTUDO DA OFERTA TURÍSTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Protocolo do SIGProj:   257457.1346.67656.29012017
De:01/04/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Claudia Corrêa de Almeida Moraes
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  FTH - Faculdade de Turismo e Hotelaria
Unidade de Origem
  STT - Departamento de Turismo
Resumo da Ação de Extensão
  O Inventário da Oferta Turística do Estado do Rio de Janeiro (IOT-RJ) foi desenvolvido pela Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF (FTH), no período de 2015 à 2016. A FTH foi a vencedora de uma licitação pública internacional e coordenou o projeto com a parceria várias Instituições de Ensino Federais (IES) do estado do Rio de Janeiro. Houve o envolvimento de mais de 200 estudantes, profissionais recém formados e docentes das IES envolvidas. Esta ação permitiu uma interface entre o conhecimento teórico e a prática. O resultado foram mais de 11 mil dados de 23 municípios fluminenses levantados e analisados. No entanto, a oferta turística é dinâmica e precisa de constantes atualizações. Por isso, a proposta de criação de uma rede de cooperação técnica formada pela IES que participaram do IOT-RJ e de outras a serem convidadas. Estas terão o papel de manter atualizada a oferta turística do município ou da região em que as IES estão sediadas. A FTH participará da rede pesquisando e analisando o município de Niterói. A metodologia deste projeto baseia na técnica de inventários turísticos para o levantamento de dados e as análises, usando programas de mineração e tratamento de dados. A publicação dos resultados será em um site e posteriormente em um aplicativo. O resultado da atualização da oferta turística servirá para as ações de políticas públicas, de investimentos ou de planejamento de viagens. Com esta iniciativa, a dimensão dos serviços, equipamentos e atrativos turísticos estará sempre atualizada e a disposição de todos.
Palavras-chave
   Turismo, Oferta Turística, Inventário Turístico, Rede de Cooperação Técnica, Estado do Rio de Janeiro.
Público-Alvo
  O público beneficiário da ação são empresários, poder público, professores, estudantes e turistas com interesse nos municípios que envolvem o projeto e o estado do Rio de Janeiro, em especial o município de Niterói.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   A explicação da Rede e seus resultados serão apresentados por meio de um site e um blog. Posteriormente um aplicativo disponibilizará os dados. O projeto visa ter parcerias com os órgãos de turismo locais que podem divulgar os resultados em seus sites e aplicativos e também ajudar a estabelecer os contatos necessários com o trade local.
«« Voltar