«« Voltar
Os saberes da cultura do Butiá em Santa Vitória do Palmar (RS)
Protocolo do SIGProj:   257420.1389.209258.14022017
De:02/05/2018  à  02/11/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Bibiana Schiavini Gonçalves
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
Unidade de Origem
  Secretaria - Secretaria
Resumo da Ação de Extensão
  Temas como desenvolvimento local, turismo, políticas públicas e preservação do patrimônio são assuntos já tratados em pesquisas no Turismo, contudo, dissociados muitas vezes, com a prática local real, sem identificar os benefícios para a comunidade baseado nos seus aspectos de memória e cultura. O presente projeto busca valorizar a cultura do Butiá como patrimônio cultural imaterial no ambiente escolar estabelecendo vínculos de diálogo e participação social como vetores para cidadania bem como educação da comunidade de Santa Vitória do Palmar (RS). Para o desenvolvimento do projeto determinou-se os seguintes objetivos específicos: conscientizar a comunidade vitoriense para preservação da cultura do butiá símbolo do município, realizar pesquisas bibliográficas sobre aspectos históricos e culturais do Butiá, desenvolver um projeto piloto nas turmas de quinta e sexta série das escolas municipais de Santa Vitória do Palmar e realizar uma oficina prática de artesanato da palha do butiá para os alunos envolvidos no projeto com o apoio de artesãos locais. A proposta justifica-se no sentido de fortalecer a identidade do município de Santa Vitória do Palmar através da cultura do Butiá, resgatando a autoestima dos saberes e fazeres da comunidade vitoriense agregando a Universidade, as escolas municipais e atores sociais envolvidos com a temática do Butiá no município.
Palavras-chave
   Patrimônio Cultural, Butiá, Santa Vitória do Palmar
Público-Alvo
  O público-alvo a ser atingido pela atividade de extensão são alunos do Ensino Fundamental do município de Santa Vitória do Palmar, gestores da educação, grupos comunitários,graduandos do curso de Turismo, docente e técnico administrativo do campus da FURG em Santa Vitória do Palmar.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Laboratório de Pesquisa em Turismo - LATUR. Coordenação LATUR Sala C04 Campus Santa Vitória do Palmar: Rua Glicério P. de Carvalho, nº 81 Bairro Coxilha Cep 96230-000 - Fone (53) 3263.8261
«« Voltar