«« Voltar
Quiz Ambiental
Protocolo do SIGProj:   257373.1346.214993.29012017
De:01/04/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Julia Peixoto de Albuquerque
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMB - Instituto Biomédico
Unidade de Origem
  MIP - Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Resumo da Ação de Extensão
  O pensamento sobre a qualidade nutricional dos produtos consumidos vem sendo amadurecida nos últimos anos, à medida que as informações a este respeito são mais facilmente obtidas e/ou divulgadas e em conjunto com a população que adere a hábitos mais saudáveis. Entretanto, na conjuntura em que vivemos, a produção é vigorosamente exploratória e a distribuição dos produtos alimentício é desigual. O pensamento sustentável vem como um imperativo, buscando alternativas para diversas questões complexas que englobam produção de alimentos. O conceito mais amplo de desenvolvimento sustentável é denominado 'Triple Bottom Line', que é apoiado na integração de questões sociais, ambientais e econômicas. Sendo assim, o progresso social, o crescimento econômico e a preservação ambiental devem caminhar juntos, em direção da ecoeficiência, do desenvolvimento sócio-ambiental e sócio-econômico. A Política Nacional de Educação Ambiental (1999) foi criada, após compromisso assumido na ECO-92, visando a 'concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade... Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade...'. Diante dos numerosos instrumentos de ensino, os jogos continuam sendo ferramentas pedagógicas importantes pois podem servir como meio que desperta motivação dos alunos frente a um conteúdo. Estas atividades lúdicas podem ser compostas por diversos conjuntos de práticas, as quais captam a atenção dos participantes simplesmente pelo prazer da própria dinâmica. Desta forma, é possível construir conhecimento de maneira mais aprazível e promovendo integração de quem joga, quanto aqueles que mediam.
Palavras-chave
   quiz, jogo, meio ambiente, alimentação, sustentabilidade
Público-Alvo
  O público-alvo engloba crianças e adolescentes em idade escolar, a partir dos 6 anos de idade (Ensino Fundamental e Ensino Médio), e adultos.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar