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Humanizando a educação: a atuação docente nas disciplinas de Direitos Humanos nas Licenciaturas do IFRS
Protocolo do SIGProj:   257370.1359.214240.30012017
De:02/05/2017  à  28/02/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Letícia Schneider Ferreira
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
   O presente estudo tem por finalidade identificar quem são os docentes que ministram as disciplinas vinculadas aos Direitos Humanos nas diferentes Licenciaturas do IFRS, analisando suas práticas e suas concepções sobre os princípios norteadores relacionados a esta questão. A abordagem dos direitos humanos durante a formação docente é essencial, no intuito de que os futuros professores sejam habilitados não apenas nos conteúdos específicos da área específica de conhecimento de cada graduação, mas também no sentido de uma formação integral e cidadã. Os futuros professores devem estar preparados para lidar com estudantes oriundos das mais diversas realidades sociais, com crenças e culturas diferentes, em um espaço de convívio repleto de oportunidades e tensões como é o ambiente escolar. Assim, é necessário averiguar de que modo é feita a sua formação durante a graduação, observando quem são os profissionais responsáveis pelas disciplinas associadas aos direitos humanos, suas concepções sobre este tópico e as metodologias empregadas. Assim, a proposta de pesquisa irá avaliar as concepções sobre Direitos Humanos dos docentes do IFRS que ministram disciplinas referentes a esta temáticas nas diferentes licenciaturas, avaliando sua formação, estratégias didáticas e os desafios encontrados em sua prática profissional
Palavras-chave
   Direitos Humanos, Formação de professores, Educação
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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