«« Voltar
ETNOEDUCAÇÃO, CULTURA E PATRIMÔNIO
Protocolo do SIGProj:   257310.1346.30224.29012017
De:20/03/2017  à  20/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Adriana Russi Tavares de Mello
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PURO - Polo Universitário de Rio das Ostras
Unidade de Origem
  RAEC - Departamento de Artes e Cultura
Resumo da Ação de Extensão
  A principal linha de ação concentra-se na área do Patrimônio Cultural Brasileiro, especialmente na Educação Patrimonial, através da formação continuada de educadores. Esta ação se dá através de uma pesquisa-ação de construção coletiva com uma metodologia que denominamos 'Etnoeducação Patrimonial'. De caráter transdisciplinar, agrega contribuições de diversos saberes atravessando áreas acadêmicas e os saberes locais no cotidiano de Oriximiná. O Programa pauta-se no princípio da indissociabilidade entre pesquisa-ensino-extensão. Em 2016 iniciamos o primeiro curso de Pós Graduação Lato Senso em Etnoeducação, com os docentes da rede municipal de Oriximiná, atendendo a uma demanda dos professores. Em 2017 daremos continuidade ao curso de Pós Graduação com a realização dos módulos 2 e 3, com previsão de encerramento no primeiro semestre de 2018. Além do curso de Pós Graduação, daremos continuidade ao Grupo de Estudos em Etnoeducação e ao Grupo de Pesquisa de mesmo nome cadastrado no CNPQ, além de intensivar a divulgação dos trabalhos realizados através das redes sociais e site do Programa Educação Patrimonial em Oriximiná.
Palavras-chave
   Etnoeducação, Cultura, Patrimônio
Público-Alvo
  Professores cursistas do programa de pós graduação em Etnoeducação, da rede pública de Oriximiná/PA. Indiretamente, integrantes das comunidades às quais estes cursistas pertencem, com elaboração de ações de intervenção na área de cultura, atende ainda a professores e alunos de vários cursos da UFF.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Adriana Russi Tavares de Mello - adri.russi@gmail.com Email: proeduc.orixi.uff@gmail.com Secretaria Municipal de Educação de Oriximiná www.patrimoniocultural.uff.br
«« Voltar