«« Voltar
Filosofia na Escola: movimentos de escuta sensível
Protocolo do SIGProj:   257309.1346.72474.29012017
De:01/04/2017  à  01/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Silmara LÍdia Marton
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  IEAR - Instituto de Educação de Angra dos Reis
Unidade de Origem
  DED - Departamento de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta é um desdobramento de projetos de pesquisa e extensão por mim realizados anteriormente e vinculados a temática atual, entre os quais, o projeto do extensão 'Filosofia com Crianças: movimentos de escuta sensível em escolas públicas de Angra dos Reis' (2013 e 2014), do projeto de extensão 'Filosofia com Crianças: uma experiência pelos sentidos numa escola municipal de Angra dos Reis', ao lado da Profa. Dra. Dagmar de Mello e Silva, nos anos de 2011 e 2012, e do projeto de pesquisa “Complexidade e Acontecimento em ‘Filosofia com Crianças’ numa Escola Pública de Angra dos Reis-RJ”, em 2012. A proposta atual visa a articulação entre o exercício do pensamento filosófico e a escuta sensível produzida pela audição musical e pela construção de paisagens sonoras, entre os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada em Angra dos Reis. Visa suscitar experiências vivas e afirmativas do pensar e sentir singular de cada uma das pessoas envolvidas a partir de sua escuta do mundo, das relações construídas no tempo-espaço escolar e de si mesmas. O projeto atua na perspectiva da criação de sentidos para suas vidas, tendo em vista a atenção ao seu processo de autoformação e a uma compreensão maior da complexidade de sua condição humana.
Palavras-chave
   Filosofia com Crianças, Escuta Sensível, Paisagem Sonora, Pensamento, Sentimento
Público-Alvo
  Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar