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A classificação biológica na história e na escola.
Protocolo do SIGProj:   257237.1329.223789.18022017
De:20/03/2017  à  30/05/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Verônica Klepka
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICENE - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação
Resumo da Ação de Extensão
  A literatura tem demonstrado que os estudantes pouco ou nada sabem sobre importantes conceitos acerca da evolução e da forma de classificação dos seres vivos por meio da sistemática filogenética. Parte dessa defasagem encontra-se na prática pedagógica de professores de ciências e biologia que reconhecem a complexidade do conteúdo e as dificuldades de sua formação no que diz respeito a ele. Portanto, tanto professores quanto alunos sentem-se despreparados. A incompreensão tende a ser problemática, pois afeta todos os outros conhecimentos biológicos, uma vez que um organismo é um todo que integra conhecimentos das mais diversas disciplinas isoladas na escola. Objetivando contribuir com a aprendizagem efetiva desse conteúdo, a presente proposta visa possibilitar a professores de ciências e biologia da educação básica do município de Uberaba e região, por meio de um curso de formação continuada, o conhecimento das mudanças ocorridas na classificação dos seres vivos, assim como propiciar o aprendizado acerca da interpretação e construção de árvores filogenéticas. Espera-se com isso fazer com que os conhecimentos atuais da ciência e da universidade cheguem à sociedade e, mais precisamente aos estudantes por meio da contribuição com a prática pedagógica desses professores.
Palavras-chave
   Ensino de biologia, Processos de Ensino e Aprendizagem, Organização dos seres vivos, Sistemática Filogenética
Público-Alvo
  Público diretamente atingido: 20 Professores de Ciências e Biologia da Educação Básica da rede estadual de Uberaba-MG e 2 professores universitários (os ministrantes) totalizando 22. Sendo que espera-se que os professores cursistas sejam multiplicadores para outros colegas possibilitando o interesse por novas edições da proposta. Público indiretamente atingido: alunos da educação básica, sendo que cada professor ao atender no mínimo uma turma de 30 alunos (hipoteticamente) atingiremos um total de 600 alunos.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   veronicaklepka@gmail.com
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