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Gênero e Livros Didático: a representação do feminino nos livros de História utilizados no IFRS (Cópia) 24-01-2017
Protocolo do SIGProj:   257221.1359.214240.27012017
De:02/05/2017  à  28/02/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Letícia Schneider Ferreira
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta de pesquisa visa realizar uma análise dos Livros Didáticos de História utilizados no âmbito do IFRS no intuito de verificar se os mesmos abordam temas referentes ao feminino. As questões de gênero integram os diferentes níveis da sociedade e são extremamente relevantes na formação da identidade e da cidadania dos alunos. O livro didático, enquanto instrumento educativo é, muitas vezes, utilizado pelo docente como ferramenta para o estímulo à aprendizagem, bem como pelos alunos para aprofundar o conteúdo aprendido em aula, sendo, portanto, essencial que o professor realiza uma averiguação do conteúdo explicitado no livro didático. Assim, o estudo tem por finalidade identificar se há referência aos temas relacionados às questões de gênero nos livros de história e quais os conteúdos históricos refletem estes tópicos. As mulheres, que por tanto tempo foram relegadas a segundo plano enquanto sujeitos da história, muitas vezes não são adequadamente apresentadas em suas lutas e sua contribuição para as transformações da história. Cabe aos profissionais da área avaliar se as conquistas das mulheres, especialmente após os movimentos de cunho feminista na metade do século XX vêm sendo abordadas junto aos alunos de ensino médio, especialmente através do acesso a tais informações nos livros didáticos.
Palavras-chave
   História, gênero, educação, livros didáticos, feminino
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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