«« Voltar
Promoção da saúde bucal a pacientes internados na UTI: contribuição para o controle da infecção e melhora do quadro clínico do paciente.
Protocolo do SIGProj:   257120.1346.28519.29012017
De:01/04/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Flávia Maia Silveira
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PUNF - Polo Universitário de Nova Friburgo
Unidade de Origem
  MGD - Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo
Resumo da Ação de Extensão
  Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), as condições de higiene bucal costumam ser precárias e há uma estreita relação entre o biofilme dental e o comprometimento sistêmico do individuo, por conta dos microrganismos patogênicos presentes no mesmo. Em 48 horas de hospitalização, a composição da microbiota bucal no paciente adulto em estado crítico pode mudar para bactérias gram negativas e predominantemente organismos mais virulentos, com colonização da orofaringe, identificada como um importante fator de risco para as pneumonias bronco-aspirativas, especialmente as associadas à ventilação mecânica. Este projeto de extensão objetiva implementar ações de promoção da saúde bucal a pacientes internados na UTI de um Hospital público de Nova Friburgo-NF, como contribuição para o controle da infecção e melhora do quadro clínico do paciente. Aproximadamente 250 pacientes serão atendidos por ano. Serão realizados o acompanhamento clínico e laboratorial (bioquímico e microbiológico) a partir da execução de um plano de intervenção, que inclui o controle do biofilme dental microbiano, através de higiene bucal duas vezes ao dia todos os dias da semana. Também serão realizadas atividades de orientação e esclarecimentos aos pacientes e/ou familiares e oficinas interdisciplinares entre a equipe extensionista e a equipe de profissionais do hospital, para a discussão de casos e de conteúdo teórico e prático sobre a temática em questão. Espera-se que este projeto melhore as condições clínico-laboratoriais da saúde bucal dos pacientes participantes e contribua para a sensibilização da equipe de profissionais de saúde sobre a importância da atenção a saúde bucal dos pacientes críticos.
Palavras-chave
   saúde bucal, unidades de terapia intensiva, infecção hospitalar
Público-Alvo
  O público-alvo desta ação de extensão são as pessoas internadas na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Professora Flávia Maia Silveira. Telefone: (22) 2528-7166. E-mail: flaviamaia@globo.com
«« Voltar