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Patrimônio cultural, conhecimentos tradicionais e educação indígena (Cópia) 23-01-2017
Protocolo do SIGProj:   257064.1395.85254.06032017
De:26/03/2017  à  26/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Silvana Mendes Lima
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGH - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Unidade de Origem
  GSI - Departamento de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto “Patrimônio Cultural, Conhecimentos Tradicionais e Educação Indígena” objetiva o desenvolvimento de reflexões e ações voltadas para a valorização e divulgação do patrimônio cultural indígena no âmbito da educação básica, privilegiando uma abordagem interdisciplinar. O patrimônio cultural indígena tem recebido um reconhecimento no âmbito da educação escolar principalmente a partir da lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena, considerando sua grande riqueza e contribuição para a compreensão da diversidade da cultura brasileira. Tal legislação está propiciando a demanda por esses conhecimentos. Este projeto pretende dar continuidade às atividades iniciadas em 2011, considerando a relevância da temática abordada e procurando atender demandas de maior qualificação recebidas por parte de professores de educação básica e de alunos de diversas áreas e de licenciaturas. Para tanto, se dará continuidade ao curso de língua e cultura guarani, ministrado pelo professor guarani Alberto Alvares, oferecendo duas turmas no ano de 2017. Também pretende-se consolidar o grupo de estudos envolvendo docentes e discentes da UFF e convidados externos. Outra ação importante diz respeito à difusão das ações que vimos empreendendo desde o início tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo a ela. Para tanto, serão organizados alguns eventos externos, abrangendo um público mais amplo.
Palavras-chave
   Patrimônio cultural, povos indígenas, conhecimentos tradicionais, ensino da temática indígena na escola, Lei 11.645/2008
Público-Alvo
  1- Estudantes de graduação da UFF, que desenvolvam ou pretendam desenvolver projetos vinculados a temas indígenas; 2- Professores de educação básica da rede pública e privada interessados na abordagem da temática indígena na escola; 3- Profissionais e servidores públicos que trabalhem em áreas afins às questões indígenas,
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Universidade Federal Fluminense - Departamento de Psicologia
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