«« Voltar
Projeto LeishNão: educação em saúde como ferramenta de controle e prevenção da leishmaniose visceral
Protocolo do SIGProj:   257026.1432.22682.20042017
De:20/05/2017  à  30/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Juliana Arena Galhardo
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAMEZ - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Unidade de Origem
  CEX - Comissão Setorial de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto LeishNão, em sua quarta edição, é realizado por acadêmicos de graduação e pós-graduação de diversos cursos da área da saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo executar ações de educação em saúde para a prevenção e controle da leishmaniose visceral em Mato Grosso do Sul, realizando atividades de educação em saúde em instituições de ensino e comunidades de diversas faixas etárias e em estabelecimentos de saúde; motivando a educação em saúde em leishmaniose visceral através de redes sociais; capacitando pessoas para a educação em saúde em leishmaniose visceral e; realizando a Semana de Controle e Combate à Leishmaniose. O cenário central das atividades é em Campo Grande-MS e o município de Jardim também será incluído nesta edição do Projeto. Entre as atividades de educação em saúde serão aplicadas metodologias lúdicas (teatro, feira de ciências, jogos e brincadeiras), palestras e distribuição de cartilhas e folders. Espera-se que com este projeto a população seja esclarecida e conscientizada sobre a importância da doença, as ferramentas de prevenção e que haja, gradualmente, a diminuição da incidência da leishmaniose visceral como reflexo da prática popular dos métodos de prevenção e controle.
Palavras-chave
   Saúde pública, saúde única, Leishmania, zoonose
Público-Alvo
  Estudantes, educadores e funcionários das escolas e demais instituições parceiras, famílias e população em geral dos bairros visitados, profissionais de saúde e pacientes/proprietários dos hospitais-escola, de quaisquer faixas etárias e níveis de conhecimento.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Professora Juliana Arena Galhardo, FAMEZ-UFMS. Av. Felinto Muller, 2443, Jd. Ipiranga, CEP 79070-900. Campo Grande-MS (67) 3345-3601 / 3345-3544 juliana.galhardo@ufms.br leishnao.blogspot.com facebook.com/leishnao
«« Voltar