«« Voltar
O ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS DO BICO DO PAPAGAIO, NO TOCANTINS: TROCAS DE SABERES ENTRE ACADÊMICOS E ALUNOS/COMUNIDADES
Protocolo do SIGProj:   257017.1400.45930.02032017
De:02/03/2017  à  25/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Eliseu Pereira de Brito
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUA - Campus de Araguaína
Unidade de Origem
  GEO-Lic - GEOGRAFIA (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  É uma atividade que busca a compreensão do espaço geográfico com olhares da Geografia humana nas questões culturais, históricas, ambientais e sociais, almejando sempre uma construção de abordagens interdisciplinares. A principal base de sustentação do projeto é a relação estabelecida na pesquisa participante em Brandão (1985). São olhares sobre a Geografia do Tocantins no tempo e espaço. Propomos ultrapassar os muros da universidade em busca do ensino e da pesquisa sobre a Geografia do Tocantins em atividades de extensão nas trocas de saberes. Nesta atividade de extensão, o objetivo principal é uma disseminação da Geografia do Tocantins nas escolas e, principalmente, escolas da zona rural ou de pequenas cidades tocantinenses no intuito de levar o conhecimento sobre a Geografia do Tocantins e estabelecer uma troca de saberes com os estudantes e comunidades que receberão as atividades de extensão. Esta pesquisa será realizada a partir da metodologia qualitativa da Geografia Humana, com abordagem interdisciplinar entre os conhecimentos relacionados às questões físicas e humanas da Geografia e os conhecimentos históricos e antropológicos. Esperamos como resultado uma construção de novos conhecimentos sobre o Tocantins pelos estudos e vivências nos lugares como forma de criar novas práticas para o ensino da Geografia do Tocantins. Ainda, esperamos fortalecer as parcerias entre a UFT e instituições governamentais, não governamentais e da sociedade civil organizada. As informações obtidas em campo e as avaliações feitas pela equipe serão sistematizadas e analisadas, resultando em um artigo científico e na criação do atlas e da cartilha da Geografia do Tocantins.
Palavras-chave
   Olhares Geográficos, Paisagens, Território, Lugares, Troca de Saberes
Público-Alvo
  Alunos matriculados no ensino fundamental e médio em escolas da zona rural ou da cidade na região do Bico do Papagaio; Comunidades rurais organizadas em sindicatos ou associações.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   eliseubrito@uft.edu.br
«« Voltar