«« Voltar
Estudos da cultura afro-brasileira: a inserção das populações quilombolas nos circuitos educacionais na região Norte Fluminense
Protocolo do SIGProj:   256839.1346.103652.29012017
De:02/05/2017  à  02/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Andreza Aparecida Franco Câmara
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ICM - Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé
Unidade de Origem
  MDI - Departamento de Direito de Macaé
Resumo da Ação de Extensão
  Os(as) africanos(as), no Brasil, conseguiram preservar uma parcela da herança cultural. Todavia, apesar de ter sido pequena, essa herança africana, somada à indígena, deixou para o Brasil, no plano ideológico, uma singular fisionomia cultural. Dessa forma, para que as pessoas do rural e do rural remanescente quilombola tenham acesso a educação escolar e qualidade nesta, é preciso a valorização da diversidade no contexto escolar e um trabalho coletivo entre instituição de ensino e outros órgão municipal. Nessas perspectivas, entendesse que ações extensionistas podem colaborar para inclusão educacional a partir da troca de experiências entre as escolas rural e quilombola.A população negra sofre constantemente preconceitos relacionados à sua pele, condição social ou simplesmente pelo desconhecimento das origens culturais e religiosas de matriz africana. Assim, sabendo que a participação popular é decisiva para o sucesso das ações de preservação da memória e do patrimônio, e que cabe ao Estado esclarecer, informar e dar transparência da sua atuação, estimulando os diversos segmentos sociais a participar desse processo. Pensamos que a escola é lugar privilegiado para que essas ações ocorram e sejam divulgadas. . Dessa forma a pretensão é levar o ensino em forma de extensão para escolas da comunidade rural e quilombola.
Palavras-chave
   Remanescentes de quilombos, cultura afrobrasileira, educação inclusiva, Região Norte Fluminense
Público-Alvo
  Estima-se que cerca de 550 (quinhentos e cinquenta) pessoas vinculadas ou próximas às famílias de quilombolas dos territórios trabalhados neste Projeto se beneficiarão do ambiente de trocas, aprendizado, ações e práticas desenvolvidas de ensino, pesquisa e extensão em uma abordagem multidisciplinar na área de atuação do Norte Fluminense, com destaque para Macaé e Quissamã.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar