«« Voltar
Revista Aleph Online: experiências instituintes na educação básica.
Protocolo do SIGProj:   256803.1346.273036.28012017
De:01/02/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Walcéa Barreto Alves
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SSE - Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto é uma iniciativa do Aleph: Programa de Pesquisa, Aprendizagem-Ensinagem e Extensão/UFF. Atualmente, conta com parcerias de diferentes grupos de pesquisa em diversas Universidades no Brasil e no exterior. Está vinculado ao Programa de Extensão permanente: 'O Aleph em revista: uma estrada eletrônica', que renova anualmente suas ações junto à PROEX. O objetivo principal é ampliar o alcance da RevistAleph na perspectiva de publicar experiências instituintes inovadoras, que ressignificam o papel da escola nos sistemas municipais da educação básica. O foco será potencializar interlocuções com gestores e professores de escolas primordialmente localizadas nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e, quiçá, de outras regiões do Brasil e do exterior, através das parcerias interinstitucionais. Como desdobramento desta proposta, pretendemos consequentemente oportunizar aos educadores e às instituições de ensino uma sistematização da experiência que promova divulgação e reconhecimento das ações desenvolvidas. Desejamos evocar movimentos que desde muito lavraram as margens da história, empenhados em contribuir para a construção de uma outra sociedade e uma outra escola em que prevaleçam os movimentos de solidariedade e includência da vida. A categoria central, “instituintes”, é sua síntese. Colocamo-nos na contramão das ações e práticas, ainda alicerçadas pela atuação mecânica e reprodutivista, que desconsideram a riqueza humana. A Revista é um espaço aberto para a socialização da produção de conhecimentos instituintes de pesquisadores, extensionistas, professores dos diferentes níveis de ensino e de estudantes das Universidades. A partir desta perspectiva, compreendemos também que esta iniciativa pode promover novos rumos no contexto educacional.
Palavras-chave
   Formação Docente, Experiências Instituintes, Educação e Cultura
Público-Alvo
  Ancorada em uma perspectiva educacional e cultural de ampla concepção, a Revista destina-se a professores do ensino superior e educação básica e estudantes dos cursos de licenciatura, a educadores sociais, a profissionais do campo da cultura e a professores em educação, ciências humanas e sociais de forma geral.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   http://revistaleph.uff.br/index.php/REVISTALEPH E-mail e facebook: revistaleph@yahoo.com.br
«« Voltar