«« Voltar
A REDE GEAL-UFF DE SAÚDE MENTAL DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE (PROJETO GRUPO TRANSDISCIPLINAR DE ESTUDO E TRATAMENTO DO ALCOOLISMO E OUTRAS DEPENDÊNCIAS)
Protocolo do SIGProj:   256405.1346.29870.06012017
De:01/04/2017  à  01/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Jairo Werner Junior
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMM - Faculdade de Medicina
Unidade de Origem
  MMI - Departamento Materno Infantil
Resumo da Ação de Extensão
  Em 1995, o projeto GEAL-UFF (Grupo Transdisciplinar de Estudos e Tratamento do Alcoolismo e outras Dependências) foi proposto p Faculdade de Medicina da UFF, em função das demandas no campo dos problemas relacionados ao uso de drogas existente no HUAP e na comunidade. A UFF não podia continuar omissa diante de um quadro social e médico tão grave. O GEAL, portanto, é fruto da junção da experiência acadêmica e técnica de alguns professores da UFF com a necessidade da população de Niterói, São Gonçalo e de outros Municípios. O GEAL também foi o primeiro projeto da área docente da UFF, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, voltado para o enfrentamento das importantes questões médicas, psicológicas e sociais da dependência às substância psicoativas. A participação comunitária está presente no GEAL através da presença e apoio do IPHEM (Instituto de Pesquisas Heloisa Marinho) - O GEAL-UFF, também se constitue em Rede de atividades junto aos alunos de escolas públicas, principalmente, em questões que se encontram na interseção da saúde com a educação, como o fracasso escolar, o uso de drogas, a formação da sexualidade e a violência nas escolas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho vai muito além abordagem individual ou da reprodução de informação sobre sexo, drogas etc. A REDE GEAL-UFF tem se pautada no conceito de universidade, como espaço comunitário criado para desenvolver novas ideias, atividade e papéis, sem setorização ou barreiras sociais.
Palavras-chave
   ALCOOL, DROGAS, DEPENDÊNCIA, INFÂNCIA, JUVENTUDE
Público-Alvo
  • Crianças e Adolescentes Vítimas do Tráfico de drogas moradores das favelas e periferias de Niterói, São Gonçalo e outros Municípios (Projeto Restaurando Esperança em conjunto com o projeto “Psiquiatria sem Paredes”- UFF/ LAPS/CAPS); • Adolescentes em Conflito com a Lei encaminhados pelas Varas da Infância e da Juventude de Niterói e São Gonçalo • Crianças, adolescentes e adultos oriunda da comunidade e dos projetos preventivos e terapêuticos (Projeto Escola Comunitária de Informática em conjunto • Alunos do Ensino Fundamental e Médio seus Professores e Responsáveis (Programa de Prevenção de Drogas nas Escolas em conjunto com o Projeto Caralimpa); • Adultos com problemas relacionados ao consumo de drogas, incluindo os encaminhados pela Justiça (CPMA- CENTRAL DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS) e funcionários da própria UFF;
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   jairowerner@globo.com
«« Voltar