«« Voltar
Implementação da assistência técnica às pisciculturas no estado do Rio de Janeiro (Cópia) 27-11-2014 (Cópia) 07-12-2015 (Cópia) 04-01-2017
Protocolo do SIGProj:   256345.1395.159396.13032017
De:06/02/2017  à  29/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Róberson Sakabe
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMV - Faculdade de Veterinária
Unidade de Origem
  MZO - Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Agrossocioambiental Sustentável
Resumo da Ação de Extensão
  Com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de peixes no estado do Rio de Janeiro (RJ), este projeto de extensão visa realizar o levantamento das principais pisciculturas e implementar um programa de assistência técnica direcionado aos produtores de peixes. Para tanto, está sendo aplicado o questionário, previamente estudado e elaborado, aos proprietários de estabelecimentos aquícolas que trabalham com peixes de engorda e ornamentais, por meio de visita e entrevista. Estão sendo levantadas informações importantes que incluem: principais espécies de peixes produzidas, questionamentos relacionados à produção destes animais, ligados ao manejo produtivo geral, nutricional, reprodutivo, sanitário, identificação dos pontos críticos dentro da cadeia produtiva e soluções e aplicações práticas necessárias para o desenvolvimento deste segmento aquícola. Após o cadastramento destas propriedades, estão sendo realizadas rotineiramente visitas técnicas agendadas às propriedades para o desenvolvimento do programa de assistência técnica aos piscicultores do estado do Rio de Janeiro. No Laboratório de Aquicultura do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Veterinária da UFF, estão sendo processadas e discutidas todas as informações levantadas e suas portas estão abertas para novos cadastramentos e visita dos produtores já cadastrados para servir como canal de comunicação para trabalhos futuros que estarão sendo desenvolvidos na área de extensão. Assim, com os resultados obtidos neste trabalho, a expectativa é o agrupamento das informações mais relevantes da cadeia produtiva de peixes, identificação dos pontos críticos, difusão de tecnologia por meio da adoção das boas práticas de manejo e consequente fortalecimento deste setor.
Palavras-chave
   Extensão rural, cadeia produtiva, desenvolvimento sustentável, peixes, sanidade aquícola
Público-Alvo
  Este projeto de extensão visa atender o maior número de produtores rurais e funcionários que trabalham na área de piscicultura, seja de peixes de engorda ou ornamentais buscando o desenvolvimento deste segmento no estado do Rio de Janeiro. Acadêmicos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e/ou Engenharia Agrícola, pós-graduandos e demais profissionais da área também estão envolvidos no projeto (docentes, pesquisadores e técnicos).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   rsakabe@id.uff.br
«« Voltar