«« Voltar
Gestão Escolar na intersetorialidade das políticas públicas
Protocolo do SIGProj:   255849.1334.167620.27122016
De:11/01/2017  à  05/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Maria do Socorro Valois Alves
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DEd - Departamento de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de extensão ora apresentado se traduz como uma pesquisa e uma ação voltada para investigar a existência e promover a compreensão de articulações realizadas por gestores de escolas públicas municipais do Recife que oferecem as séries finais do ensino fundamental e gestores dos Centros de Referência de Ação Social - CRAS. A questão epistemológica proposta é a utilização da intersetorialidade das políticas públicas sociais como ferramenta passível de promover a melhoria da qualidade da educação. A intervenção proposta é no sentido da promoção de discussões e de ações que promovam a intersetorialidade das políticas públicas educacionais e das políticas públicas de assistência social, visando a melhoria da qualidade da educação. Em busca da consecução do objetivo precípuo deste projeto que é contribuir para a efetivação/consolidação de ações da gestão escolar pautadas pela intersetorialidade das políticas públicas, visando a melhoria da qualidade da educação básica, foi escolhido como procedimento metodológico a pesquisa-ação pela tendência que essa metodologia mostra para ser cíclica, participativa, qualitativa e reflexiva e por se basear num conjunto de princípios que tentam assegurar a participação e a mudança. Como o próprio nome indica, pesquisa-ação é um trabalho científico que envolve a ação e a pesquisa. A ação para produzir mudanças em alguma comunidade, organização ou programa. A pesquisa para aumentar o entendimento por parte do pesquisador e comumente de alguma comunidade mais abrangente. Assim, na perspectiva de somar esforços direcionados à efetividade da função social da Universidade junto à sociedade apresentamos este projeto extensionista.
Palavras-chave
   Intersetorialidade, Políticas Públicas, Qualidade da Educação, Gestão, Recife
Público-Alvo
  Gestores de escolas públicas ofertantes das séries finais do ensino fundamental da rede municipal do Recife, gestores dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS do Recife, membros de movimentos sociais, ONGs e grupos comunitários.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Site que será criado, em caso de aprovação deste projeto; endereço eletrônico, físico e telefone institucional do público-alvo.
«« Voltar