«« Voltar
Letramentos digitais
Protocolo do SIGProj:   255783.1349.37069.21122016
De:22/01/2017  à  17/02/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Acir Mario Karwoski
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  IELACHS - Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  Objetivos: oportunizar aos participantes a compreensão da configuração, dinamicidade e circulação dos textos multimodais em dispositivos digitais móveis (smartphone, tablet, computador pessoal) no atual contexto dos letramentos digitais. Conscientizar acerca da importância desses dispositivos quanto às diversas possibilidades de ensino/aprendizagem em detrimento da banalização com que muitas vezes esses dispositivos são utilizados na sociedade. Contribuir para que as práticas de escrita na escola inovem na produção de textos multimodais que se configuram em palavras, imagens, sons, movimentos e outras semioses. Sensibilizar quanto à importância da leitura crítica e do compartilhamento ou não dos textos que circulam nas redes sociais visando ao letramento cidadão crítico. Metodologia: Após exposição acerca das possibilidades didáticas dos dispositivos digitais em sala de aula, mapeamento do perfil dos participantes no tocante às práticas de letramentos digitais, os participantes serão convidados a trabalhar em grupo (colaborativamente) na análise e produção de textos multimodais bem como socialização das produções nas redes sociais (facebook, twitter) visando contribuir para a disseminação de textos multimodais na cultura digital. Os participantes serão conscientizados quanto à importância do uso consciente de dispositivos digitais móveis e as diversas possibilidades de leitura e escrita nesse contexto digital. O curso terá fundamentação teórica em letramentos digitais e visa envolver os participantes na produção de práticas de leitura e escrita em ambientes digitais, basicamente a partir das propostas de atividades do livro LETRAMENTOS DIGITAIS, da Parábola Editorial, 2016. Resultados: publicar um relato de experiências com os resultados do curso.
Palavras-chave
   letramentos digitais, leitura, escrita
Público-Alvo
  Estudantes dos cursos de licenciaturas (IELACHS e ICENE) bem como dos programas de mestrado PPGED, PROFLETRAS e PROFMAT.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar