«« Voltar
Ações educativas visando difundir a posse responsável e o bem estar de animais de estimação para a população de Recife/Pernambuco
Protocolo do SIGProj:   255779.1334.122993.03012017
De:11/01/2017  à  05/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Grazielle Anahy de Sousa Aleixo
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DMV - Departamento de Medicina Veterinária
Resumo da Ação de Extensão
  Conviver com um bicho de estimação é um privilégio, que pode modificar a vida do ser humano para melhor. Estudos comprovam que conviver com animais proporciona melhoras na saúde e na relação com outras pessoas. Apesar dessas vantagens, a superpopulação dos animais de estimação é um problema vivido pela maioria dos centros urbanos, ocasionando o abandono dos mesmos. Os problemas atrelados ao grande número de animais errantes são enormes e com impactos graves sobre a saúde coletiva, citando como exemplos a transmissão de zoonoses e agressões provocadas pelos mesmos aos seres humanos. Nesta perspectiva, pretende-se com esse projeto difundir os temas posse responsável e bem estar animal, através de visitas à escolas da cidade do Recife, onde serão realizadas palestras para os alunos do ensino médio e demonstração de vídeos educativos e apresentação de teatro de fantoches para estudantes da educação infantil e fundamental, para conscientizá-los sobre as responsabilidades que envolvem a criação de um animal de estimação. Além dessas atividades, será realizada a distribuição de panfletos educativos no Hospital Veterinário do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e em outros locais com grande circulação de animais e tutores (ex. feira de adoção de animais), visando à conscientização dos responsáveis pelos animais sobre a temática em questão.
Palavras-chave
   Guarda Responsável, Cães, Gatos, Saúde Pública
Público-Alvo
  Crianças da educação infantil e ensino fundamental; jovens alunos do ensino médio e tutores de animais que frequentam o Hospital Veterinário do Departamento de Medicina Veterinária e outros locais com grande circulação de animais, como em feiras de adoção de animais.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar