«« Voltar
Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos
Protocolo do SIGProj:   255716.1329.38897.27122016
De:27/03/2017  à  18/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICS - Instituto de Ciências da Saúde
Resumo da Ação de Extensão
  Estão cada vez mais presentes nos serviços de saúde, os pacientes idosos, portadores de graves sequelas neurológicas e doenças crônico-degenerativas, além de outras de ordens genéticas, congênitas e outras adquiridas nos primeiros anos de vida. Não obstante o desenvolvimento tecnológico e terapêutico, ainda é necessário lidar com a morte e seus processos. Os cuidados paliativos têm foco no indivíduo que, mesmo portando enfermidade que coloque risco à continuidade da vida, precisa ser compreendido como um ser ativo, com direito à informação e autonomia, sendo necessária a intervenção de equipe inter e multidisciplinar capacitada em cuidados paliativos. Estudos apontam que o Brasil possui poucos serviços especializados em cuidados paliativos e somente 10% da população tem acesso a esses serviços. Além disso, o Brasil é apontado como o 42º melhor lugar para se morrer, em um ranking de 80 países. Objetivos: Contribuir para a formação profissional, oferecendo subsídios necessários para atender às necessidades do indivíduo em terminalidade de vida e sua família; estimular o desenvolvimento de capacidades analíticas crítico-reflexivas, contribuindo para a modificação positiva do cenário de atuação paliativa institucional, a longo prazo. Metodologia: Preparação teórica da Diretoria; elaboração e execução de cronograma sistemático de aulas; apresentação dialógica de aulas; estimulo à leitura e resenha de publicações científicas relacionadas; realização de estágio observacional em unidades do HC/UFTM.
Palavras-chave
   Cuidados paliativos, interdisciplinaridade, educação
Público-Alvo
  Direto: discentes de graduação dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Também serão disponibilizadas quatro vagas para profissionais e alunos não vinculados à UFTM. Estas vagas serão oferecidas como membros externos, não representando parceria com nenhuma outra instituição. Indireto: comunidade externa em geral; pacientes atendidos pelos futuros profissionais das áreas mencionadas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação foi realizada no ano de 2016, por ocasião do II Simpósio e Curso Introdutório de Cuidados Paliativos de Uberaba, realizado por esta Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos.
«« Voltar