«« Voltar
A QUÍMICA NAS ESCOLAS: Integrando a teoria à prática
Protocolo do SIGProj:   255574.1333.261194.26122016
De:26/01/2017  à  26/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Maria do Socorro Evangelista Garreto
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  São Bernardo - Campus de São Bernardo
Unidade de Origem
  CCCN - Coordenação do Curso de Ciências Naturais
Resumo da Ação de Extensão
  Os índices de desenvolvimento da educação revelam um déficit de conhecimento relativamente alto principalmente, quando se trata dos conteúdos de química ministrados no ensino médio. Essa deficiência afeta diretamente o aprendizado dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química logo nos períodos iniciais do curso. Na maioria dos casos, a dificuldade de aprendizagem de conteúdos básicos dessa matéria está relacionada à metodologia de ensino adotada pelos professores do ensino médio que são fundamentadas, principalmente, no modelo tradicional de educação que prioriza a comunicação oral ou escrita empregando apenas aulas teóricas expositivas. Essa prática influencia negativamente a aprendizagem, e desmotiva o aluno, pois eles não conseguem fazer a relação do que veem nas aulas teóricas com o cotidiano em sociedade. Neste caso, o desenvolvimento de aulas experimentais nas escolas de ensino médio é uma alternativa bastante atrativa por ser considerada um elo entre a teoria e a prática que leva o discente a vincular o conhecimento químico, adquirido em sala de aula, com o cotidiano tornando-o um sujeito reflexivo e, sobretudo, o processo ensino aprendizagem torna-se mais eficaz. O projeto tem como campo de atuação escolas do ensino médio do município de São Bernardo-MA e como objetivo principal proporcionar o desenvolvimento dos conteúdos de química empregando aulas experimentais como atividade complementar às aulas ministradas pelo professor das escolas de ensino médio. Como parâmetro de aplicação do projeto, será realizada a seleção do conteúdo a ser ministrado e elaboração do experimento a ser aplicado sobre o tema abordado.
Palavras-chave
   Ensino, Docência, Quimica experimental
Público-Alvo
  Alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de escolas publicas da região do Baixo Parnaíba maranhense, Professores de química das escolas de São Bernardo- MA e municípios circunvizinhos, e alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais /Química da UFMA -campus São Bernardo.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   mariagarreto@hotmail.com
«« Voltar