«« Voltar
Conscientização e capacitação de caprinovinocultores do município de São Lourenço da Mata, assentamento Concórdia, para o uso da fisiologia como uma ferramenta na adoção de boas práticas nas criações
Protocolo do SIGProj:   255027.1334.24406.20122016
De:11/01/2017  à  11/02/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Ellen Cordeiro Bento da Silva
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DMFA - Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal
Resumo da Ação de Extensão
  A criação de caprinos e ovinos apresenta características de interesse socioeconômico que têm potencializado sua expansão, representando uma importante fonte de renda e alimentação para pequenos produtores da região Nordeste. Assim, objetiva-se com esse trabalho conscientizar e capacitar caprinovinocultores do município de São Lourenço da Mata e entornos, com foco para o assentamento Concórdia, sobre a importância do conhecimento básico da fisiologia animal, como uma ferramenta para a adoção de práticas adequadas dentro das criações e consequente maximização da reprodução e produtividade animal. Para este fim será estimulada entre os criadores a adoção de práticas racionais de manejo reprodutivo, que respeitem à fisiologia do animal, de modo a tornar os rebanhos economicamente lucrativo e geradores de emprego e renda. O público alvo do trabalho será formado por técnicos agrícolas, produtores e trabalhadores rurais do estado de Pernambuco. A execução do projeto será dividida em duas fases, onde na primeira serão ministradas aulas didáticas intercaladas por visitas técnicas, enquanto na segunda ocorrerá a seleção de propriedades rurais para a prestação de assistência técnica e aplicação dos conhecimentos semeados durante a primeira fase. Por meio da execução deste projeto espera-se que, pela adoção de práticas adequadas de manejo animal que respeitem a fisiologia dos mesmos, torne-se possível a produção de caprinos e ovinos em escala comercial e o desenvolvimento socioeconômico de regiões desfavorecidas do estado de Pernambuco.
Palavras-chave
   Assentamento rural, Manejo, Pequenos ruminantes, Produção, Reprodução.
Público-Alvo
  Técnicos agrícolas, produtores e trabalhadores rurais do município de São Lourenço da Mata e entornos, que tenham mais de 18 anos; professores e estudantes de graduação, a fim de consolidar a transferência de conhecimento da Universidade para o campo, bem como promover a interação do futuro profissional (aluno de graduação) com o produtor rural; lideranças comunitárias, instituições sociais, dentre outras, a fim de articular e desenvolver a ação de extensão.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Joaquim Evêncio Neto (evencio@dmfa.ufrpe.br); Ellen Cordeiro Bento da Silva (silva.ecb@gmail.com).
«« Voltar