«« Voltar
Cultivando Bons Hábitos Nutricionais e de Segurança Alimentar na Comunidade de Nova Aliança no Município de Serra Talhada - PE.
Protocolo do SIGProj:   254814.1334.83670.14122016
De:05/01/2017  à  05/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Luiza da Silva
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  UAST - Unidade Acadêmica de Serra Talhada
Unidade de Origem
  ADM - Administração UAST
Resumo da Ação de Extensão
  A comunidade Nova Aliança no Município de Serra Talhada-PE é formada por um grupo de famílias onde as carências parecem não ter fim. Além de insuficiência financeira e nutricional, a comunidade é carente de ações que possibilitem a ampliação dos conhecimentos sobre as práticas domésticas cotidianas. Buscando promover ações que melhore o cotidiano dessa comunidade, o projeto 'Cultivando Bons Hábitos Nutricionais e de Segurança Alimentar na Comunidade de Nova Aliança no Município de Serra Talhada - PE' tem como principal objetivo estimular as famílias dessa comunidade ao consumo de uma alimentação saudável a partir dos itens básicos do seu cardápio, mas o preparo melhor orientado pode destacar o potencial desses alimentos capazes de promover saúde e mais qualidade de vida, reduzindo a obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças, a partir dos itens da cesta básica e de outros insumos que ocorram em seus quintais, através da implementação de hortas agroecológicas familiares. Dessa forma, a ação contará com atividades de palestras com temas variados para adultos, crianças e adolescentes em momentos distintos e com temas diferenciados, porém dentro do mesmo contexto. As palestras abordarão tópicos como: importância de uma alimentação saudável; tipos de alimentos (in natura, minimamente processados e processados); cuidados básicos com a higiene dos alimentos. Construção de hortas agroecológicas familiares e construção de um minhocario comunitário também estão nos planos dessa proposta.
Palavras-chave
   nutrição, agroecologia, in natura, processados, qualidade de vida
Público-Alvo
  Moradores da Comunidade Nova Aliança no Município de Serra Talhada -PE. São 68 famílias formando uma comunidade com mais de 300 habitantes com idade que varia entre 0 e 68 anos.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar