«« Voltar
CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NAS COMUNIDADES INDÍGENAS TOLDO CHIMBANGUE E TOLDO PINHAL NA REGIÃO OESTE CATARINENSE
Protocolo do SIGProj:   254745.1534.45837.02102017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Dilmar Baretta
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEO - Centro de Educação Superior do Oeste
Unidade de Origem
  DCZ - Departamento do Curso de Zootecnia
Resumo da Ação de Extensão
  Devido ao potencial das terras indígenas e para que essa necessidade seja suprida pensou-se em desenvolver capacitação e orientação técnica para produção de hortaliças na reserva indígena Toldo Chimbangue e reserva Toldo Pinhal, na qual visa à produção de hortaliças para tais fins. O projeto tem como objetivo desenvolver atividades relacionadas a produção de hortaliças no sistema orgânico, bem como treinamento e capacitação sobre o cultivo de hortaliças para os residentes da reserva Toldo Chimbangue e Toldo Pinhal. Serão cultivados tomate, repolho, temperos e alface distribuídos em canteiros, serão feitas as mudas de tomate e repolho na propriedade porem a alface e os temperos (cebolinha e salsinha) serão comprados em forma de mudas prontas. Para adubação dos canteiros será utilizado adubo orgânico oriundo de resíduos vegetais produzidos na própria reserva e compostados em composteira instaladas para esse fim. Estão previstas atividades de orientação para a compostagem e análises de qualidade da água. Deve-se frisar que esse projeto funcionará como piloto para estimular outras famílias indígenas a produzirem suas próprias verduras, tendo em vista a não necessidade de compra-los e garantindo uma alimentação saudável na família. O projeto contribuirá para o conhecimento do povo indígena residente na aldeia Toldo Chimbangue e Toldo do Pinhal desenvolverá a capacitação dessas famílias.
Palavras-chave
   Capacitação, Mão de obra familiar, Subsistência.
Público-Alvo
  Famílias Indígenas residentes na reserva Toldo Chimbangue e reserva Toldo Pinhal localizadas na cidade de Chapecó-SC e Seara-SC respectivamente.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   (49) 2049-9537
«« Voltar