«« Voltar
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROMOÇÃO DDA SAÚDE PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE (Cópia) 18-10-2016 (Cópia) 07-12-2016
Protocolo do SIGProj:   254621.1333.209693.07122016
De:26/12/2016  à  26/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Sueli de Souza Costa
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  Pinheiro - Campus de Pinheiro
Unidade de Origem
  CCME - Coordenação do curso de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  A Estratégia de Saúde da Família (ESF), introduzida nos anos 1990 pelo Ministério da Saúde, criou extenso campo de trabalho, cujas ações influem na saúde, na autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde da comunidade. Um ponto importante é a formação de equipe multiprofissional, que, devido às mudanças ocorridas na modernidade, à globalização das doenças, das práticas em saúde e dos hábitos de vida exigem atualização constante. Estas atividades incluem emprego de metodologias ativas, centradas no estudante e baseadas nas necessidades de saúde da população, com a inserção dos estudantes em Equipes de ESF. Assim há o início do contato com a comunidade onde irá atuar, desenvolvendo habilidades clínicas, ações preventivas e participando das atividades em equipe, além de promover a saúde e relações interpessoais, favorecendo a humanização na atenção. Este projeto objetiva prestar serviços à comunidade, através de práticas educativas; trazendo aos povoados envolvidos informações, visando a prevenção e desenvolvimento de práticas para vida mais saudável. Além de aperfeiçoar o desenvolvimento acadêmico dos discentes do curso de medicina, através de atividades da ESF. O público alvo inclui usuários das UBS, seus familiares, ACS, gestores e comunidade. Utiliza-se de distribuição de folders, realização de palestras, acompanhamento e discussão de assuntos relacionados à prevenção, diagnóstico, acompanhamento de doenças, vivência nas UBS. O impacto esperado relaciona-se à melhora da QV da população, prevenção do surgimento de doenças, encaminhamento de casos ao tratamento adequado, melhora da prática da medicina em atenção básica, promovendo crescimento dos acadêmicos e todos profissionais envolvidos.
Palavras-chave
   educação em saúde, saúde pública, Relações comunidade-Instituição
Público-Alvo
  Pessoas usuários das USB envolvidas, familiares, comunidade. Agentes Comunitários de Saúde. Alunos do curso de medicina.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   scsueli@gmail.com
«« Voltar