«« Voltar
Curso de Qualificação Profissional em Terapia Intravenosa Segura e Punção Vascular Periférica com auxílio de Ultrassonografia
Protocolo do SIGProj:   254272.1484.263119.15052017
De:01/08/2017  à  31/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Tony de Oliveira Figueiredo
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  HUCFF - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
Resumo da Ação de Extensão
  A gestão da terapia intravenosa se caracteriza por ações de qualidade, segurança e boas práticas, relacionadas a aquisição e manutenção do acesso vascular e a manipulação de cateteres e vias de infusão. A utilização do Ultrassom para direcionar a punção vascular periférica, constitui uma inovação promissora. O desenvolvimento desta prática aumenta a assertividade da punção venosa difícil, tornando assim o procedimento tecnicamente mais preciso, eficaz e principalmente mais seguro para o paciente. OBJETIVOS: Objetivo geral: • Promover qualificação profissional por meio de atualização do conhecimento científico e desenvolvimento de habilidades quanto à gestão da terapia intravenosa e avaliação da rede vascular periférica por meio de ultrassonografia. Objetivos específicos: • Estimular boas práticas relacionadas a terapia intravenosa e a redução da ocorrência de eventos adversos resultantes da exposição aos cuidados em saúde. • Promover o desenvolvimento de competências quanto a análise, planejamento e de tomada de decisões referentes à obtenção de acesso vascular periférico. • Ampliar a atuação de profissionais de saúde (enfermeiro e médico) através de condutas recomendadas no que se refere a utilização do Ultrassom na prática assistencial. PÚBLICO ALVO: Enfermeiros e Médicos do HUCFF e de outras Instituições Federais. VAGAS: 20. CARGA HORÁRIA: 24 horas LOCAL: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, 5° andar, sala 5E 31. PERÍODO: 14 de setembro à 26 de outubro de 2017, quintas-feiras de 13:00h às 17:00h. ESTRATÉGIAS: - Aula expositiva; - Treinamento de manuseio/operação do aparelho de ultrassom; - Estações praticas para desenvolvimento de habilidades na avaliação da rede vascular periférica.
Palavras-chave
   Terapia Intravenosa, Qualidade, Segurança, Punção, Ultrassom
Público-Alvo
  Serão disponibilizadas o total de 20 vagas, sendo o mínimo de 12 inscritos para formação de uma turma. disponibilizadas da seguinte forma 9 (sete) vagas para enfermeiros e médicos do Complexo Hospitalar da UFRJ e 11 (onze) vagas para enfermeiros e médicos de outras instituições federais.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Tony de Oliveira Figueiredo email: tonfigueiredo@hotmail.com Telefone: 21 984708305
«« Voltar