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Computação Desplugada: Estimulando o Pensamento Lógico Computacional de Estudantes de Escolas Públicas
Protocolo do SIGProj:   254010.1334.221367.15122016
De:11/01/2017  à  05/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Roberta Macêdo Marques Gouveia
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DEINFO - Departamento de Estatística e Informática
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto propõe a articulação das áreas de Computação e Educação, fortalecendo a relação Universidade e Sociedade, e promovendo a interdisciplinaridade. A motivação do trabalho surge do interesse em ofertar oficinas, palestras e cursos de Computação Desplugada, a fim de consolidar o processo de ensino-aprendizagem colaborativo fundamentado nos pilares da inclusão social e digital. Dessa forma, o objetivo do projeto consiste em abordar atividades educacionais lúdicas sobre tópicos fundamentais da Ciência da Computação sem a necessidade do uso de computadores, buscando estimular o pensamento lógico e matemático de estudantes da Educação Básica – Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio – da Região Metropolitana do Recife; Adolescentes e jovens da ONG Centro das Mulheres do Cabo; e jovens das comunidades carentes do entorno do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS). A metodologia do projeto baseia-se no Toolkit Human Centered Design (HCD), tendo como ciclo de desenvolvimento as fases Hear, Create e Deliver. O Toolkit HCD visa obter soluções inovadoras tendo as pessoas como foco da ação. A metodologia também está respaldada no projeto “Computer Science Unplugged”, que consiste em uma coleção de atividades didáticas sobre fundamentos da computação, cuja vantagem dessa abordagem reside na sua independência de recursos de hardware ou software. Assim, as “atividades desplugadas” são passíveis de aplicação em localidades remotas, com infraestruturas deficitárias. Portanto, como resultados do projeto, espera-se que o público-alvo absorva adequadamente os conceitos introdutórios da computação por meio de dinâmicas e atividades práticas, buscando incentivá-lo para área da computação.
Palavras-chave
   Computação Desplugada, Ensino-aprendizagem Colaborativo, Toolkit HCD, Inclusão Social e Digital
Público-Alvo
  O público-alvo é formado por estudante da Educação Básica (Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio) da Região Metropolitana do Recife; Adolescentes e jovens beneficiados pela ONG Centro das Mulheres do Cabo (CMC); e jovens das comunidades do entorno do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS), a exemplo de Tatuoca. O CIPS possui aproximadamente 13 mil habitantes, distribuídos em 27 comunidades, sendo a maior parte dessas pessoas com baixa escolaridade, que sobrevivem da agricultura de subsistência ou atividades pesqueiras. O público-alvo estimado para ação de computação desplugada abrangerá aproximadamente 100 moradores da região do entorno do CIPS.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   www.deinfo.ufrpe.br/docentes
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