«« Voltar
Cine-aulas: uso de filmes para discutir sobre Ciências e o fazer científico
Protocolo do SIGProj:   253807.1321.173065.02122016
De:01/03/2017  à  30/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Nilva Lúcia Lombardi Sales
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICENE - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Essa proposta é a continuação de um projeto em execução desde 2015 que objetiva utilizar filmes para discutir temas científicos e meta-científicos com alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Uberaba. Tal proposta considera que uso do cinema como ferramenta pedagógica é uma das estratégias que pode aproximar o conteúdo escolar do cotidiano do aluno. Na primeiro ano o foco foi desenvolver sequências didáticas, as cine-aulas, a partir de filmes para discutir conceitos científicos e sobre a Natureza da Ciência e do fazer científico em si. Ao final deste ano testamos as cine-aulas em uma escola parceira que mostrou uma boa aceitação. Assim, no segundo ano levamos o projeto para 4 escolas parceiras e produzimos mais duas cine-aulas com filmes atuais. Entretanto percebemos que mesmo com o interesse dos professores na utilização das cine-aulas, a sua aplicação nem sempre ocorreu por questões internas da escola como a rotatividade desses professores. Nesta nova edição do projeto iremos focar em um diálogo mais próximo e constante com os professores das escolas parceiras com o intuito de minimizar tais questões. Também ampliamos a equipe executora com a inclusão de novos alunos voluntários. Assim, esperamos estreitar a parceria dos licenciandos com os professores em exercício (tando das áreas de ciências como de outras disciplinas) para que juntos possam construir as atividades envolvendo as cine-aulas. Com isso esperamos contribuir com a formação tanto dos licenciandos como os professores parceiros ao oferecer a ambos a experiência de produzir e utilizar estratégias de ensino diferenciadas.
Palavras-chave
   Ensino de Ciências, Natureza da Ciência, Filmes de Ficção Científica
Público-Alvo
  Professores das áreas de Física, Biologia, Química da educação básica e seus alunos das escolas parceiras desse projeto. Pode e é desejado haver também a participação de professores das outras disciplinas regulares do Ensino Médio, uma vez que o projeto tem um bom potencial interdisciplinar.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Após a aprovação do projeto, o aluno bolsista irá visitar as escolas parceiras para divulgar o projeto e começar o contato com os professores interessados
«« Voltar