«« Voltar
Atendimento a pacientes com indicação de procedimentos de endoscopia ginecológica, no Serviço de Ginecologca do HC-UFPE. (2015)
Protocolo do SIGProj:   253732.1185.153046.26122016
De:02/01/2015  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Helena Juliana Nagy
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Unidade de Origem
  Materno Infantil - Materno Infantil
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto visa oferecer atendimento às pacientes que necessitam de procedimentos minimamente invasivos através da endoscopia ginecológica para o diagnóstico e tratamento de doenças ginecológicas benignas Os procedimentos minimamente invasivos, realizados através da endoscopia ginecológica, oferecem uma alternativa mais segura e mais eficaz do que a cirurgia aberta tradicional para o diagnóstico e o tratamento de doenças ginecológicas benignas. O principal objetivo da cirurgia minimamente invasiva é evitar uma grande incisão abdominal. As vantagens para a paciente incluem: uma recuperação mais rápida; causa menos dor; as incisões são menores; permite um retorno precoce às atividades diárias habituais, necessitam de menor tempo de internação, apresentam menor perda de sangue e diminuição da formação de tecido cicatricial. O projeto tem como objetivo fornecer atendimento para as pacientes com miomas uterinos, sangramento uterino anormal, pólipos endometriais, dor pélvica crônica, endometriose, hidrossalpinge e cistos ovarianos, e oferecer as mais recentes opções minimamente invasivas para essas condições, incluindo a histeroscopia diagnóstica, a histeroscopia cirúrgica e a laparoscopia diagnóstica e cirúrgica. Além do impacto social em oferecer técnica de ponta para a população do SUS no Nordeste, esse projeto tem também como objetivo gerar e disseminar novos conhecimentos, formar estudantes de medicina, residentes e médicos, além de contribuir para o desenvolvimento regional do acesso à saúde.
Palavras-chave
   endoscopia ginecológica, histeroscopia, laparoscopia
Público-Alvo
  Pacientes encaminhadas das Unidas Básicas de Saúde do município e de interconsultas do HC-UFPE, para procedimentos de endoscopia ginecológica: histeroscopia diagnóstica, histeroscopia cirúrgica e laparoscopia diagnóstica e cirúrgica.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Ambulatório de Ginecologia, pelo telefone 2126368
«« Voltar