«« Voltar
“Ação para a prevenção da violência na escola”: Grupo de promoção de habilidades prossociais em estudantes do Ensino Fundamental
Protocolo do SIGProj:   253550.1321.271661.01122016
De:01/03/2017  à  01/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Paloma Pegolo de Albuquerque
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  IELACHS - Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  A violência entre pares na escola é um problema complexo e crescente na atualidade, necessitando de atenção por parte da sociedade e da universidade. O grupo “Ação para a prevenção da violência na escola” tem o objetivo de promover atividades que estimulem o desenvolvimento socioemocional de estudantes, como habilidades sociais e comportamentos prossociais, contribuindo para a prevenção da violência na escola. O grupo será desenvolvido com aproximadamente 80 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola da Estadual Anexa a Supam. Serão 10 encontros semanais com cada uma das turmas participantes, tendo duração de 1 hora por encontro. Durante os encontros serão desenvolvidos temas como: a violência e o bullying na escola; expressão emocional saudável; estratégias de comunicação e assertividade; autocontrole e controle de raiva; reconhecimento dos direitos (meus e dos outros), direitos humanos e democracia; expressão de empatia e comportamentos prossociais e solidários; resolução de problemas sociais e conflitos; noções de cidadania e desenvolvimento de valores como paz, tolerância e respeito pelas diferenças. Os temas serão trabalhados por meio de diversas atividades como: colagens, desenhos, produção de cartazes, vídeos, leituras de reportagens e livros, dinâmicas trabalhando habilidades sociais, contação de histórias e encenações de situações, jogos de tabuleiro e gincana. Todas as etapas do projeto serão avaliadas, de modo a visar seu aprimoramento e, além disso, o projeto será avaliado constantemente pelos executores, contando com a colaboração dos diversos atores escolares.
Palavras-chave
   violência na escola, prevenção, habilidades sociais, bem estar emocional, estudantes
Público-Alvo
  O grupo de promoção de habilidades prossociais será desenvolvido com aproximadamente 80 estudantes da Escola Estadual Anexa a Supam. Os alunos são pertencentes a duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental da escola.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   palomanier@yahoo.com.br
«« Voltar