«« Voltar
Qualidade da alimentação em escolas públicas de Uberaba-MG: diagnóstico e capacitação (Cópia) 29-11-2016
Protocolo do SIGProj:   253438.1321.93547.02122016
De:01/03/2017  à  30/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Patrícia Maria Vieira
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICS - Instituto de Ciências da Saúde
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta extensionista é fruto da parceria entre docentes, discentes e técnicos administrativos do Departamento/ Curso de Nutrição, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com a Prefeitura Municipal de Uberaba/ MG, através da Seção de Nutrição e Alimentação Escolar (Termo de parceria em anexo). Com o projeto pretendemos avaliar como está a adesão e aceitação à alimentação escolar e ao mesmo tempo propor alternativas para melhorar as preparações servidas nas escolas, e estimular a alimentação saudável em crianças e adolescentes. Todas as atividades serão desenvolvidas em escolas públicas e municipais de Uberaba-MG, de março a novembro de 2017. Como instrumentos de diagnóstico da adesão e qualidade do cardápio, serão utilizados questionários relacionados ao consumo e aceitação da alimentação oferecida pelas escolas, respondidos por alunos do 6º ao 9º anos. Como estratégias de ação após a avaliação dos cardápios, serão feitas orientações relacionadas a gestão do cardápio escolar e a alimentação saudável através de cartilhas ilustradas e auto-explicativas, que serão distribuídas para diretores, docentes e discentes.
Palavras-chave
   Escolas, Crianças, Adolescentes, Alimentação Saudável.
Público-Alvo
  As atividades do projeto extensionista serão desenvolvidas com crianças e adolescentes, de ambos os sexos, regularmente matriculados, no período matutino, do 6º ao 9º anos, em escolas públicas e municipais, da cidade de Uberaba-MG. A opção por trabalhar com estes escolares partiu do pressuposto de que, nessa fase, já se encontram aptos a expressar suas opiniões com clareza e liberdade sobre, por exemplo, a adesão e aceitação da alimentação escolar e hábitos alimentares saudáveis. Além das ações voltadas para as crianças de adolescentes das escolas, este projeto também poderá influenciar positivamente, com relação a alimentação saudável, as nutricionistas da prefeitura (responsáveis pela alimentação escolar), a direção e os professores das escolas, e os pais dos alunos. Número estimado de pessoas atingidas pelo projeto: •Nº de pessoas atingidas diretamente: 1.000 crianças e adolescentes das escolas. •Nº de pessoas atingidas indiretamente: 10 nutricionistas da prefeitura, 28 diretores e 200 professores das escolas, e 2.000 pais de alunos. •Nº de professores da UFTM atingidos: 1. •Nº de técnicos administrativos da UFTM atingidos: 1. •Nº de alunos da UFTM atingidos: 3. •Nº total de pessoas atingidas: 3.243.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Serão feitos contatos telefônicos com os diretores das escolas públicas e municipais de Uberaba para verificar o interesse em participar das atividades extensionistas propostas. Posteriormente, serão agendadas reuniões com os diretores das escolas interessadas para explicar como funcionarão as atividades e sanar as possíveis dúvidas que possam surgir. Assim serão agendadas as atividades, conforme disponibilidade das escolas e professores, e elaborado o cronograma final do projeto.
«« Voltar