«« Voltar
O professor de ciências: saberes técnicos e habilidades para uso de novas tecnologias digitais
Protocolo do SIGProj:   253222.1297.46428.29112016
De:03/10/2016  à  03/10/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Inês de Affonseca Jardim
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto pretende, por meio de pesquisa qualitativa, analisar a viabilidade de um “aparato pessoal de interação digital” em comparação com uma lousa digital no que se refere ao seu uso como ferramenta didática em aulas universitárias e a aquisição de saberes técnicos e experienciais, por parte dos professores. Os sujeitos que participarão da pesquisa lecionam em diferentes cursos de duas universidades da Cidade de Campo Grande MS. Para a coleta de dados serão utilizados diários de bordo e os planos de aulas elaborados pelos referidos professores. A proposta encontra justificativa na literatura da área de ensino especificamente em trabalhos que pontuam dificuldades para o uso de novas tecnologias no contexto de sala de aula, a necessidade de aquisição de novas atitudes por parte dos professores para a real inclusão das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Almejamos com a realização do projeto, além da produção de conhecimento, aproximar as pesquisas dos professores pesquisadores com as temáticas implícitas nas linhas de pesquisa do futuro mestrado em Ensino de ciências e Matemática.
Palavras-chave
   Novas tecnologias, saberes técnicos relacionados a lousa digital, formação de professores
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar