«« Voltar
A ASTROFÍSICA POR MEIO DE EXPOSIÇÕES ITINERANTES
Protocolo do SIGProj:   253193.1321.242645.29112016
De:01/03/2017  à  30/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Pedro Donizete Colombo Junior
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICENE - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto visa o fortalecimento de ações de popularização da ciência na vertente extensão universitária e está alicerçado no desenvolvimento de exposições itinerantes sobre a temática Astrofísica. Astrofísica pode ser definida como uma área da Física/Astronomia que explora a Física do Universo em grandes escalas, incluindo suas propriedades físicas (luminosidade, densidade, temperatura, composição química) de objetos astronômicos como estrelas, galáxias e meio interestelar. Em sua essência, desperta curiosidade e motiva o público a refletir sobre questões como: Qual é a idade do universo? Que Estrelas compõem o Universo? Sua composição? Como sabemos se as Estrelas estão consumindo seu combustível? Existem outros lugares no Universo ou outras zonas possíveis de habitabilidade? Entre outras indagações. Neste viés, entendemos que é um chamariz muito importante para ações extensionistas. Desta forma, o objetivo é promover a realização de exposições temáticas sobre tópicos relacionados à Astrofísica (Estrelas, Constelações, Galáxias, Nebulosas, etc.) nas escolas estaduais da cidade de Uberaba e nas dependências da UFTM com a finalidade de promover a popularização da ciência, em especial sobre a temática em questão. Tais ações atentam para o caráter multidisciplinar e integrador frente à tríade ensino-pesquisa-extensão da Universidade, tendo como objetivos comuns de popularização do conhecimento científico.
Palavras-chave
   Divulgação Científica, Exposições Itinerantes, Astrofísica
Público-Alvo
  O público-alvo da ação extensionista compreende: alunos da Educação Básica; Professores da Educação Básica; Servidores da UFTM; Alunos da UFTM e a população em geral, por meio de ações abertas (exposições temáticas de Astrofísica) nas escolas e na UFTM.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Coordenador: Pedro Donizete Colombo Junior Contatos/divulgação: pedro.colombo.jr@gmail.com.br https://www.facebook.com/astronomiauberaba/
«« Voltar