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Criando o LEGI: desenvolvimento de artefatos e de condições para a ampliação à educação inclusiva e à itinerância do acervo do museu interativo de Educação Matemática do LEG
Protocolo do SIGProj:   253108.1395.48657.22022017
De:01/04/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Maria Martensen Roland Kaleff
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGM - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  GGM - Departamento de Geometria
Resumo da Ação de Extensão
   As atividades com vistas à implantação e à divulgação de um museu interativo itinerante para Educação Matemática e educação inclusiva são predominantemente realizadas no Laboratório de Ensino de Geometria-LEG, no Instituto de Matemática e Estatística da UFF. Este projeto integra a área temática Educação com a do Trabalho, no que concerne à formação continuada do professor de Matemática e visa à socialização e democratização da Matemática, em realização de mostras publicas desse museu. A elaboração de artefatos didáticos, apropriados para um museu interativo e seu emprego no treinamento de docentes em atividades correlatas têm demonstrado serem ações seguras para a melhoria do ensino da Matemática. As atividades concernem à elaboração de artefatos de baixo custo e pertencem aos processos de difusão e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos em espaços de ciência, no caso, de um museu interativo de Matemática. A comunidade docente do ensino fundamental e médio do Rio de Janeiro tem solicitado a apresentação deste museu. É necessário se criarem condições necessárias ao manuseio dos materiais, principalmente no caso de alunos com deficiência visual, e à portabilidade. As ações exigem um processo de adequação no qual não podem ocorrer perdas, tanto da qualidade do material adequado ao aluno com deficiência ou ao vidente, quanto das propriedades de modelagem científica. Em 2017, serão desenvolvidas atividades do Museu LEGI no IFF/CEDERJ de Macaé, com vistas a motivar os alunos ingressantes nos cursos técnicos e tecnológicos ao ensino de matemática e a se evitar a evasão.
Palavras-chave
   Museu Interativo, Educação Matemática, Professores, Educação Inclusiva, Deficientes visuais
Público-Alvo
  alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, ensino técnico e tecnológico incluindo deficientes visuais
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   anakaleff@vm.uff.br ggmleg@vm.uff.br
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