«« Voltar
A importância da microbiota do corpo humano: contribuições para a aprendizagem em Microbiologia em escolas públicas no município de Serra Talhada - PE
Protocolo do SIGProj:   252975.1334.219598.05122016
De:05/01/2017  à  05/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Virginia Medeiros de Siqueira
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  UAST - Unidade Acadêmica de Serra Talhada
Unidade de Origem
  ADM - Administração UAST
Resumo da Ação de Extensão
  A Microbiologia é uma ciência que aborda diversos aspectos das relações dos microrganismos com o ambiente, plantas, animais e com o ser humano. Estas relações podem ser maléficas ou benéficas, mas os microrganismos em sua grande maioria estabelecem relações que trazem benefícios para o Homem. A primeira ideia sobre os microrganismos é que estes causam doenças e devem ser combatidos, buscando ambientes livres dos popularmente chamados de 'germes'. A fato dos microrganismos serem invisíveis ao olho nu, também contribui para que a presença destes não logo seja associada aos benefícios que os mesmos nos trazem, e apenas são salientados quando causam doenças infecciosas ou prejuízos quando, por exemplo, contaminam alimentos. Por outro lado, todo e qualquer ambiente é habitado por microrganismos, dentre estes ambientes, o corpo humano representa um local de imensa diversidade microbiana a qual desempenha funções diversas, desde proteção contra doenças como também estão envolvidos na assimilação de nutrientes pelo nosso sistema digestório. Assim, é de grande importância que haja uma divulgação sobre a existência da microbiota do corpo humano e suas diversas funções benéficas para o Homem, além de práticas no nosso dia a dia que irão manter esta microbiota saudável, como evitar o uso indiscriminado de antibióticos e ter uma alimentação equilibrada. Assim, este projeto objetiva realizar uma associação teoria/prática da Microbiologia para que este 'universo invisível' seja desmistificado através da conscientização de que os microrganismos estão presentes no corpo humano, e que a manutenção da saúde humana está diretamente relacionada à presença destes microrganismos.
Palavras-chave
   Microbiologia, Microbiota, Corpo Humano, Benefícios
Público-Alvo
  Alunos de ensino médio de escolas públicas do Município de Serra Talhada e alunos da UFRPE - Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Também participarão alunos matriculados no curso de Ciências Biológicas da UAST, que estiverem cursando a disciplina Microbiologia de Alimentos.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   virginia.siqueira@ufrpe.br virginiamedeiros@hotmail.com
«« Voltar